AUTOBIOGRAFIA: NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89947 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3315 "inscrito_id" => 2609 "titulo" => "AUTOBIOGRAFIA: NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo propõe-se a apresentar uma pesquisa realizada acerca de produções autobiográficas. As investigações concentraram-se em textos memorialistas produzidos pelos estudantes de licenciatura do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como atividade na disciplina de “Culturas da Infância e o Brincar: implicações para a Educação Infantil” no ano de 2020. Com essa pesquisa buscou-se observar em que medida o futuro professor apresenta indícios de ter ressignificado suas crenças, práticas e concepções sobre a infância e importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças, além disso, também foi observado os sentidos atribuídos pelos estudantes a sua formação docente e a construção de sua identidade profissional a partir da rememoração do brincar. O estudo é de caráter qualitativo, sob ponto de vista em análise documental como organização de dados. Como referencial teórico, toma-se por base pressupostos que discutem sobre o método biográfico, formação profissional e autobiografia educativa, destacando: Passeggi (2016, 2018), Moraes (1999), Tardif (2002), Ferrarotti (1991), Josso (2014). Os resultados apontam para o fato de que as produções autobiográficas possibilitaram aos sujeitos em processo de formação uma ressignificação sobre o brincar, uma vez que no movimento de ida e volta de suas memórias, os estudantes puderam refletir sobre sua pratica com um olhar mais sensível sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças, além de atribuírem a escolha da profissão as experiências vivenciadas na infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID2609_TB3315_10082022214159.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHERLY LIMA DE SOUZA PARANHOS" "autor_nome_curto" => "CHERLY PARANHOS" "autor_email" => "xerli1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89947 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3315 "inscrito_id" => 2609 "titulo" => "AUTOBIOGRAFIA: NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo propõe-se a apresentar uma pesquisa realizada acerca de produções autobiográficas. As investigações concentraram-se em textos memorialistas produzidos pelos estudantes de licenciatura do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como atividade na disciplina de “Culturas da Infância e o Brincar: implicações para a Educação Infantil” no ano de 2020. Com essa pesquisa buscou-se observar em que medida o futuro professor apresenta indícios de ter ressignificado suas crenças, práticas e concepções sobre a infância e importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças, além disso, também foi observado os sentidos atribuídos pelos estudantes a sua formação docente e a construção de sua identidade profissional a partir da rememoração do brincar. O estudo é de caráter qualitativo, sob ponto de vista em análise documental como organização de dados. Como referencial teórico, toma-se por base pressupostos que discutem sobre o método biográfico, formação profissional e autobiografia educativa, destacando: Passeggi (2016, 2018), Moraes (1999), Tardif (2002), Ferrarotti (1991), Josso (2014). Os resultados apontam para o fato de que as produções autobiográficas possibilitaram aos sujeitos em processo de formação uma ressignificação sobre o brincar, uma vez que no movimento de ida e volta de suas memórias, os estudantes puderam refletir sobre sua pratica com um olhar mais sensível sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças, além de atribuírem a escolha da profissão as experiências vivenciadas na infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID2609_TB3315_10082022214159.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHERLY LIMA DE SOUZA PARANHOS" "autor_nome_curto" => "CHERLY PARANHOS" "autor_email" => "xerli1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }