A educação à distância - EAD - tem suas origens formalmente reconhecidas numa época que os cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissionais eram veiculados por correspondências (através das agências dos Correios), por alguns programas de rádio e canais de TV voltados especificamente para este fim. Com o advento da internet e das Tecnologias de Informação e da Comunicação - TIC's, os cursos de educação à distância ganharam os espaços das universidades públicas e privadas de Ensino Superior, o reconhecimento legal, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN, Lei nº 9.394 de dezembro de 1996, amparada pelo Decreto nº 5.622, publicado no DOU de 20/12/05, com normatização definida na Portaria Ministerial, nº 4.361, de 2004 e, com eles, muitos desafios a serem vencidos. Assim, centrado numa abordagem teórico-metodológica de caráter exploratório, este trabalho tem por objetivo propor reflexões a respeito dos aspectos históricos que marcam a trajetória da Educação a Distância - EAD - no Brasil e no mundo; bem como discutir as diferentes concepções e os desafios a serem vencidos por esta modalidade de ensino que, em tempos pandêmicos, deixou ainda mais evidente a fragilidade no acesso às tecnologias e/ou no manuseio das ferramentas digitais por parte de alunos e alunas jovens, adultos e, principalmente, idosos, quando submetidos ao formato on-line das aulas no primeiro ano da Pandemia Mundial provocada pela Covid-19.