O presente artigo, nasce da necessidade de sensibilizar nossas crianças através do convívio e afetividade, incluindo animais no ambiente escolar com o intuito de ressignificar as práticas pedagógicas, que por tempos foram aplicadas paulatinamente no período de aulas remotas. Refletindo no desenvolvimento de habilidades devido à ausência de interações presenciais. E que agora precisam ser estimuladas sobretudo, para além das práticas de alfabetização, o desenvolvimento de atitudes de respeito e responsabilidade, de preservação à vida e ao meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido na Creche municipal Santa Terezinha, no município de Carpina –PE, na turma do Pré 2 B. A efetivação do mesmo se deu inicialmente com a presença inusitada de pintos na sala de aula. A curiosidade foi instigada, levando a criação de hipóteses por parte dos alunos sobre o que estava dentro caixa com furos. Perguntas norteadoras foram realizadas: O que será que tem dentro da caixa? Será que é só um animal? Qual som ele faz? E quando descobertos, o tamanho da cauda, a cor, sexo, alimentação e até mesmo o nome. Tais questionamentos nortearam várias aulas, criando um laço de afetividade entre os animais (Pedrinho e Rosinha) e aprendizes ressignificando a forma de aprender, de forma mais lúdica e interdisciplinar.