Por se tratar de um ambiente de aprendizado, a escola pode ser um palco ideal para o desenvolvimento do senso crítico sobre os problemas socioambientais enfrentados pela humanidade. Dessa forma, desenvolver projetos de extensão, como o cultivo de hortas, é um importante aliado para despertar nos alunos a consciência da necessidade de se preservar o meio ambiente, além de ser uma ótima forma de incluir a Educação Ambiental, de forma transversal, no currículo escolar. O presente trabalho realizou uma análise, sob a perspectiva da comunidade escolar, do projeto de extensão intitulado “Horta Viva: A prática ensinando a preservar”, desenvolvido na Escola Estadual Antônio Francisco, localizada no município de Felipe Guerra. A análise foi realizada através de questionários/entrevistas com membros da administração escolar e alunos que participam do projeto, para obter dos mesmos suas perspectivas sobre os benefícios desse projeto à escola. Todos os entrevistados demonstraram reconhecer a importância do projeto e apontaram a realização de aulas práticas na horta e a melhoria na merenda escolar como os grandes benefícios do projeto. Além disso, a equipe gestora mencionou a mudança no comportamento dos alunos como um aspecto positivo indireto do trabalho na horta.