O autismo é um transtorno de desenvolvimento, que se manifesta antes de 3 anos, cujas áreas afetadas são: interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. Por este motivo, os autistas enfrentam muitas dificuldades na aprendizagem e convívio social. O ensino estruturado, portanto, é utilizado como método de ensino e consiste em ensinar técnicas comportamentais e métodos de educação especial a crianças autistas. O objetivo desta pesquisa é mostrar os métodos TEACCH e PECS utilizados para o ensino-aprendizagem de crianças autistas na Associação de pais e amigos dos autistas – ASAS-PB, a fim de possibilitar a inclusão social e escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, apontando atividades de práticas pedagógicas que facilitam e permitam o desenvolvimento escolar e social dessas crianças. O aporte teórico se baseou em Caetano (2000), Gurgel (2012), Laboyer (1995), Bautista (1995) e Orrú (2003). Concluímos, portanto, que o ensino estruturado permite que o autista possa se comunicar, aprenda de maneira diferenciada, coordene seu comportamento e se frustre com menos frequência, além de que o insere no ambiente escolar e social, convivendo em harmonia com pessoas diferentes e estranhas ao seu meio familiar.