APLICAÇÕES DO ENSINO ESTRUTURADO COMO MÉTODO DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS AUTISTAS EM UMA ASSOCIAÇÃO DE JOÃO PESSOA-PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8512 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 1446 "titulo" => "APLICAÇÕES DO ENSINO ESTRUTURADO COMO MÉTODO DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS AUTISTAS EM UMA ASSOCIAÇÃO DE JOÃO PESSOA-PB" "resumo" => "O autismo é um transtorno de desenvolvimento, que se manifesta antes de 3 anos, cujas áreas afetadas são: interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. Por este motivo, os autistas enfrentam muitas dificuldades na aprendizagem e convívio social. O ensino estruturado, portanto, é utilizado como método de ensino e consiste em ensinar técnicas comportamentais e métodos de educação especial a crianças autistas. O objetivo desta pesquisa é mostrar os métodos TEACCH e PECS utilizados para o ensino-aprendizagem de crianças autistas na Associação de pais e amigos dos autistas – ASAS-PB, a fim de possibilitar a inclusão social e escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, apontando atividades de práticas pedagógicas que facilitam e permitam o desenvolvimento escolar e social dessas crianças. O aporte teórico se baseou em Caetano (2000), Gurgel (2012), Laboyer (1995), Bautista (1995) e Orrú (2003). Concluímos, portanto, que o ensino estruturado permite que o autista possa se comunicar, aprenda de maneira diferenciada, coordene seu comportamento e se frustre com menos frequência, além de que o insere no ambiente escolar e social, convivendo em harmonia com pessoas diferentes e estranhas ao seu meio familiar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "AUTISMO INFANTIL, EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_11_51_28_idinscrito_1446_f898e0cf1c9245adeaf63aa53765cfbe.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYELLE CARMEM VASCONCELOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CYELLE CARMEM" "autor_email" => "cy_carmem@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8512 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 1446 "titulo" => "APLICAÇÕES DO ENSINO ESTRUTURADO COMO MÉTODO DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS AUTISTAS EM UMA ASSOCIAÇÃO DE JOÃO PESSOA-PB" "resumo" => "O autismo é um transtorno de desenvolvimento, que se manifesta antes de 3 anos, cujas áreas afetadas são: interação social, comunicação e comportamento restrito e repetitivo. Por este motivo, os autistas enfrentam muitas dificuldades na aprendizagem e convívio social. O ensino estruturado, portanto, é utilizado como método de ensino e consiste em ensinar técnicas comportamentais e métodos de educação especial a crianças autistas. O objetivo desta pesquisa é mostrar os métodos TEACCH e PECS utilizados para o ensino-aprendizagem de crianças autistas na Associação de pais e amigos dos autistas – ASAS-PB, a fim de possibilitar a inclusão social e escolar. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, apontando atividades de práticas pedagógicas que facilitam e permitam o desenvolvimento escolar e social dessas crianças. O aporte teórico se baseou em Caetano (2000), Gurgel (2012), Laboyer (1995), Bautista (1995) e Orrú (2003). Concluímos, portanto, que o ensino estruturado permite que o autista possa se comunicar, aprenda de maneira diferenciada, coordene seu comportamento e se frustre com menos frequência, além de que o insere no ambiente escolar e social, convivendo em harmonia com pessoas diferentes e estranhas ao seu meio familiar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "AUTISMO INFANTIL, EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_11_51_28_idinscrito_1446_f898e0cf1c9245adeaf63aa53765cfbe.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYELLE CARMEM VASCONCELOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CYELLE CARMEM" "autor_email" => "cy_carmem@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }