Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária no processo de formação do leitor nos anos iniciais, em escola pública em Lucrécia/RN. Assim, esta pesquisa se caracteriza qualitativa, uma vez que não interessa apenas a quantidade de dados colhidos, mas as questões particulares do universo pesquisado. Para tanto, como procedimento metodológico pesquisa de campo, quando buscamos conhecer o contexto escolar, bem como a prática da professora em questão. Além de um questionário semiestruturado. Para respaldar teoricamente esta pesquisa, dialogamos com alguns teóricos como: Zilberman (1998),Abramovich (1993),Cosson (2011), Soares (1999),Lajolo (2002), Coelho (2000),dentre outros que discutem essa temática e sua funcionalidade. Por fim, percebemos que os professores questionados precisam redirecionar o seu fazer pedagógico no que se refere ao trabalho com a literatura infantil, visto que através de suas falas, e observações em sala de aula, parece percebermos que apresentam lacunas sobre a importância da literatura na formação do leitor. Isso posto, por percebermos, que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento das capacidades inerentes a aquisição da leitura, mas de aspectos cognitivos e sociais dos sujeitos leitores.