A FORMAÇÃO DO LEITOR EM LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS NO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM LUCÉCIA/RN
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8365 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 3768 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR EM LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS NO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM LUCÉCIA/RN" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária no processo de formação do leitor nos anos iniciais, em escola pública em Lucrécia/RN. Assim, esta pesquisa se caracteriza qualitativa, uma vez que não interessa apenas a quantidade de dados colhidos, mas as questões particulares do universo pesquisado. Para tanto, como procedimento metodológico pesquisa de campo, quando buscamos conhecer o contexto escolar, bem como a prática da professora em questão. Além de um questionário semiestruturado. Para respaldar teoricamente esta pesquisa, dialogamos com alguns teóricos como: Zilberman (1998),Abramovich (1993),Cosson (2011), Soares (1999),Lajolo (2002), Coelho (2000),dentre outros que discutem essa temática e sua funcionalidade. Por fim, percebemos que os professores questionados precisam redirecionar o seu fazer pedagógico no que se refere ao trabalho com a literatura infantil, visto que através de suas falas, e observações em sala de aula, parece percebermos que apresentam lacunas sobre a importância da literatura na formação do leitor. Isso posto, por percebermos, que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento das capacidades inerentes a aquisição da leitura, mas de aspectos cognitivos e sociais dos sujeitos leitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_54_05_idinscrito_3768_536cf402dc981e235ce926d00f2fb9bf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA LUZ DUARTE LEITE" "autor_nome_curto" => "LULINHA" "autor_email" => "lulinhaduarte@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8365 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 3768 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR EM LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS NO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM LUCÉCIA/RN" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária no processo de formação do leitor nos anos iniciais, em escola pública em Lucrécia/RN. Assim, esta pesquisa se caracteriza qualitativa, uma vez que não interessa apenas a quantidade de dados colhidos, mas as questões particulares do universo pesquisado. Para tanto, como procedimento metodológico pesquisa de campo, quando buscamos conhecer o contexto escolar, bem como a prática da professora em questão. Além de um questionário semiestruturado. Para respaldar teoricamente esta pesquisa, dialogamos com alguns teóricos como: Zilberman (1998),Abramovich (1993),Cosson (2011), Soares (1999),Lajolo (2002), Coelho (2000),dentre outros que discutem essa temática e sua funcionalidade. Por fim, percebemos que os professores questionados precisam redirecionar o seu fazer pedagógico no que se refere ao trabalho com a literatura infantil, visto que através de suas falas, e observações em sala de aula, parece percebermos que apresentam lacunas sobre a importância da literatura na formação do leitor. Isso posto, por percebermos, que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento das capacidades inerentes a aquisição da leitura, mas de aspectos cognitivos e sociais dos sujeitos leitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_54_05_idinscrito_3768_536cf402dc981e235ce926d00f2fb9bf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA LUZ DUARTE LEITE" "autor_nome_curto" => "LULINHA" "autor_email" => "lulinhaduarte@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }