Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FORMAÇÃO DO LEITOR EM LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS NO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM LUCÉCIA/RN

Palavra-chaves: FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8365
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 3768
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR EM LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS NO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM LUCÉCIA/RN"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária no processo de formação do leitor nos anos iniciais, em escola pública em Lucrécia/RN. Assim, esta pesquisa se caracteriza qualitativa, uma vez que não interessa apenas a quantidade de dados colhidos, mas as questões particulares do universo pesquisado. Para tanto, como procedimento metodológico pesquisa de campo, quando buscamos conhecer o contexto escolar, bem como a prática da professora em questão. Além de um questionário semiestruturado. Para respaldar teoricamente esta pesquisa, dialogamos com alguns teóricos como: Zilberman (1998),Abramovich (1993),Cosson (2011), Soares (1999),Lajolo (2002), Coelho (2000),dentre outros que discutem essa temática e sua funcionalidade. Por fim, percebemos que os professores questionados precisam redirecionar o seu fazer pedagógico no que se refere ao trabalho com a literatura infantil, visto que através de suas falas, e observações em sala de aula, parece percebermos que apresentam lacunas sobre a importância da literatura na formação do leitor. Isso posto, por percebermos, que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento das capacidades inerentes a aquisição da leitura, mas de aspectos cognitivos e sociais dos sujeitos leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_54_05_idinscrito_3768_536cf402dc981e235ce926d00f2fb9bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA LUZ DUARTE LEITE"
    "autor_nome_curto" => "LULINHA"
    "autor_email" => "lulinhaduarte@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8365
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 3768
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR EM LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS NO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM LUCÉCIA/RN"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária no processo de formação do leitor nos anos iniciais, em escola pública em Lucrécia/RN. Assim, esta pesquisa se caracteriza qualitativa, uma vez que não interessa apenas a quantidade de dados colhidos, mas as questões particulares do universo pesquisado. Para tanto, como procedimento metodológico pesquisa de campo, quando buscamos conhecer o contexto escolar, bem como a prática da professora em questão. Além de um questionário semiestruturado. Para respaldar teoricamente esta pesquisa, dialogamos com alguns teóricos como: Zilberman (1998),Abramovich (1993),Cosson (2011), Soares (1999),Lajolo (2002), Coelho (2000),dentre outros que discutem essa temática e sua funcionalidade. Por fim, percebemos que os professores questionados precisam redirecionar o seu fazer pedagógico no que se refere ao trabalho com a literatura infantil, visto que através de suas falas, e observações em sala de aula, parece percebermos que apresentam lacunas sobre a importância da literatura na formação do leitor. Isso posto, por percebermos, que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento das capacidades inerentes a aquisição da leitura, mas de aspectos cognitivos e sociais dos sujeitos leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR, FORMAÇÃO; LITERATURA INFANTIL; LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_54_05_idinscrito_3768_536cf402dc981e235ce926d00f2fb9bf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA LUZ DUARTE LEITE"
    "autor_nome_curto" => "LULINHA"
    "autor_email" => "lulinhaduarte@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária no processo de formação do leitor nos anos iniciais, em escola pública em Lucrécia/RN. Assim, esta pesquisa se caracteriza qualitativa, uma vez que não interessa apenas a quantidade de dados colhidos, mas as questões particulares do universo pesquisado. Para tanto, como procedimento metodológico pesquisa de campo, quando buscamos conhecer o contexto escolar, bem como a prática da professora em questão. Além de um questionário semiestruturado. Para respaldar teoricamente esta pesquisa, dialogamos com alguns teóricos como: Zilberman (1998),Abramovich (1993),Cosson (2011), Soares (1999),Lajolo (2002), Coelho (2000),dentre outros que discutem essa temática e sua funcionalidade. Por fim, percebemos que os professores questionados precisam redirecionar o seu fazer pedagógico no que se refere ao trabalho com a literatura infantil, visto que através de suas falas, e observações em sala de aula, parece percebermos que apresentam lacunas sobre a importância da literatura na formação do leitor. Isso posto, por percebermos, que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento das capacidades inerentes a aquisição da leitura, mas de aspectos cognitivos e sociais dos sujeitos leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.