O aumento da conscientização sobre o potencial produtivo das habilidades sociais gerou uma discussão sobre seu desenvolvimento sistemático e proposital. No entanto, os sistemas educacionais prestam apenas atenção limitada a este tópico. Esta pesquisa propõe dirimir uma lacuna entre o desenvolvimento de habilidades que utilizará as experiências dos discentes no curso superior de tecnologia de um Instituto Federal para medir a importância das soft skills na área de Tecnologia da Informação (TI) como é percebida por estudantes do curso Técnico em desenvolvimento de sistemas e pela indústria. Segundo Barros et al. (2017), em metodologias tradicionais o ensino prático é pouco trabalhado, dificultando a fixação do conhecimento. Para tanto, será elaborada uma sequência didática, que em sua totalidade poderá ser considerada um produto educacional, contendo propostas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades técnicas, por meio do uso de softwares de livre. No processo de elaboração da sequência, utilizaremos questionários, que serão formulados com base em estudos anteriores, no entanto, serão ligeiramente modificados, validados e testados em piloto para se adequar às necessidades da pesquisa. Além do produto supracitado, será criado uma aplicação para testes, que será distribuída dentro de um container Docker, que é uma plataforma open source com objetivo de facilitar a criação e administração de ambientes isolados, possibilitando o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, tornando este produto portátil para qualquer outro host (computador) que contenha o Docker instalado. Esse artefato virá a auxiliar a Aprendizagem Baseada em Problemas, uma vez que o aluno poderá executar na prática, as teorias abordadas, e assim desenvolver suas habilidades. Deverá ser elaborada cartilha acerca do Docker, com instruções para sua correta instalação e forma básica de uso. Além disso, os resultados deverão revelar se existe diferença significativa na percepção dos alunos em termos da importância das habilidades sociais.