A pandemia da Covid-19 transformou todo cenário político, social e econômico. A educação precisou adaptar-se a essas mudanças que exigiam o distanciamento social e consequentemente o fechamento temporário das escolas. Diante desta realidade, a estratégia foi optar pelo Ensino Remoto Emergencial. Estudantes do curso de Letras Libras perderam o convívio direto com a comunidade surda, o que acarretou dificuldades para o aprendizado de Línguas de Sinais como segunda língua. O objetivo deste artigo é compreender as dificuldades encontradas pelos alunos ouvintes, dos semestres iniciais do curso de Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas, mediante o contexto de ensino atual. A discussão foi dividida em três partes: Ensino Remoto Emergencial, o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino aprendizagem e o Ensino de Libras para ouvintes, utilizando teóricos como: Minayo (2007), Deslandes e Gomes (2007), Arruda (2020), Paiva Junior (2020) Fernandes (2011) Figueiredo (2006) e Silva (2020). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, e como instrumento para alcançarmos nosso objetivo, realizamos entrevistas com alunos do referido curso, de posse das mesmas, foi feita análise e detectamos as dificuldades enfrentadas por eles, assim como as marcas e o aprendizado mediante a pandemia do covid-19.