Tem-se discutido nas pesquisas acadêmicas a inserção tecnológica no contexto educacional, ressaltando à carência das TDIC na formação de professores, sendo este um dos motivos ressaltados para a pouca integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, e a avaliação na educação básica. Diante disso, o estudo objetivou responder o seguinte questionamento: o que a literatura tem apresentado, acerca dos processos formativos dos licenciandos em Matemática que integre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para desenvolvimento da prática pedagógica? Assim, buscou-se realizar um levantamento sistemático para analisar estudos publicados no período de 2018 a 2022 na base de dados da Capes, acerca a integração das TDIC na formação docente em Matemática. Foram encontradas 509 publicações, contudo foram utilizados critérios de exclusão para a mantermos a representatividade do corpus. E com isso reduziram os resultados a 8 artigos, onde foi construído um inventário para análise. A partir da leitura desses artigos, foi possível perceber de que forma as TDIC vem sendo integrada nos cursos de formação inicial de professores de Matemática, ressaltando a fragilidade nos currículos dos cursos de formação, a carente estrutura das instituições, a pouca presença de políticas públicas, dentre outros. Os estudos também apresentaram temáticas em comum, como o uso de softwares para auxiliar nos processos de formação. Destacando que muitas vezes, essas ferramentas são utilizadas de maneira superficial para os futuros professores. Essa realidade, mostra a necessidade de uma nova proposta de formação do professor que consiste em levar em consideração o grupo, a instituição, a comunidade, a dimensão epistemológica da formação e as atitudes dos sujeitos envolvidos.