O presente trabalho refere-se a um relato da experiência de monitoria no componente curricular de Psicomotricidade, sendo este oferecido no curso de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este relato partirá de um diálogo reflexivo das estratégias criadas pelos monitores através de composições de músicas no sentido de proporcionar uma acomodação das temáticas discutidas na disciplina de Psicomotricidade. Participaram do relato 45 alunos que estavam matriculados na grade curricular de psicomotricidade no semestre 2022.1, ambos estando no 2º Período. Para o instrumento, foi formalizado pelos monitores 4 perguntas que se referiam as 7 canções compostas a partir dos conteúdos já vistos em aula durante o semestre. Considerou-se também toda a visão estrategista dos monitores em parceria com a docente do componente em prol de tornar uma aprendizagem leve e com uma carga de significados que fizesse jus ao objetivo central da Psicomotricidade, que tem como característica o estudo do homem através do seu corpo em movimento. Toda a análise foi feita a partir do acesso individual a cada arquivo resposta dos alunos, a obtenção do resultado mostrou um índice positivo em todas as 45 respostas em relação a essa estratégia.