Esse trabalho analisa os recursos verbais e não verbais indiciários de autoria em duas produções de texto de alunos do ensino médio do IFRN campus avançado Parelhas para reflexão sobre a importância de compreender o aluno como autor na escola. Para coleta dos dados foi desenvolvida uma pesquisa documental de natureza básica. De abordagem qualitativa, a análise dos dados é descritiva e de cunho interpretativista para discussão teórico-metodológica sobre a avaliação textual que não se limita a adequações gramaticais, mas que reconhece o protagonismo do alunado no processo de escrita. O corpus de análise é constituído por duas versões da produção textual de templates para dar voz a uma foto-legenda, publicada em um perfil do Instagram criado para socialização dos textos dos alunos. Essas versões integram um trabalho bimestral de alunos do 2 Ano do Ensino Médio. As principais marcas de autoria identificadas nas produções escritas foram a utilização de diferentes fontes, cores e o modo de distribuição dos escritos no espaço da folha. A prática escrita no domínio dos usos sociais da linguagem possibilita aos alunos agirem pela linguagem como sujeito que comenta, sugere, critica, transforma a realidade social circundante; e contribui para elaborações escritas menos artificiais.