ENTRE O CONTO E O POEMA: O ENTRELACE DE GÊNEROS LITERÁRIOS EM “A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA”
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88950 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2080 "inscrito_id" => 6380 "titulo" => "ENTRE O CONTO E O POEMA: O ENTRELACE DE GÊNEROS LITERÁRIOS EM “A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA”" "resumo" => "O presente estudo tem como objeto A caligrafia de Dona Sofia, de André Neves, um livro constituído de uma narrativa, que traz em seu enredo uma coletânea de versos, escritos por vários autores. Esse cenário remete à escola, que busca incessantemente estratégias e recursos para formar leitores. Dessa forma, a pesquisa se justifica por tratar de uma obra que pode contribuir para a apropriação de gêneros textuais, por meio do encontro de uma multiplicidade de gêneros do campo artístico-literários. Nessa perspectiva, estabelecemos como objetivo geral: investigar quais contribuições a obra pode trazer para o ensino dos gêneros literários na sala de aula; e específicos: discorrer sobre os gêneros literários, conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular; apresentar e contextualizar a obra como recurso pedagógico significativo para a leitura literária; analisar as principais características da obra, com foco no entrelace dos gêneros conto e poema e em seus aspectos linguísticos e literários. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Nascimento (2018), Turchi (2008), Colomer (2007), entre outros; e análise de conteúdo da 11ª edição da obra, abordando as características do livro, seguida de análise dos gêneros conto e poema, à luz de Sorrenti (2009) e de Antunes (2010). Em conclusão, aponta-se que A caligrafia de Dona Sofia é uma narrativa que se mistura ao texto poético, trazendo a poesia como protagonista de um enredo que convida à leitura e à apreciação de poemas dos mais diversos estilos: clássicos, contemporâneos e até mesmo de autoria anônima. Além do poder de encantar, a análise do texto corrobora a obra como importante recurso pedagógico para o ensino de gêneros literários e, por conseguinte, para a formação de alunos ávidos por ampliar suas experiências em leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6398850c9c20a_13122022105836.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-13 10:58:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88950 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2080 "inscrito_id" => 6380 "titulo" => "ENTRE O CONTO E O POEMA: O ENTRELACE DE GÊNEROS LITERÁRIOS EM “A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA”" "resumo" => "O presente estudo tem como objeto A caligrafia de Dona Sofia, de André Neves, um livro constituído de uma narrativa, que traz em seu enredo uma coletânea de versos, escritos por vários autores. Esse cenário remete à escola, que busca incessantemente estratégias e recursos para formar leitores. Dessa forma, a pesquisa se justifica por tratar de uma obra que pode contribuir para a apropriação de gêneros textuais, por meio do encontro de uma multiplicidade de gêneros do campo artístico-literários. Nessa perspectiva, estabelecemos como objetivo geral: investigar quais contribuições a obra pode trazer para o ensino dos gêneros literários na sala de aula; e específicos: discorrer sobre os gêneros literários, conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular; apresentar e contextualizar a obra como recurso pedagógico significativo para a leitura literária; analisar as principais características da obra, com foco no entrelace dos gêneros conto e poema e em seus aspectos linguísticos e literários. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Nascimento (2018), Turchi (2008), Colomer (2007), entre outros; e análise de conteúdo da 11ª edição da obra, abordando as características do livro, seguida de análise dos gêneros conto e poema, à luz de Sorrenti (2009) e de Antunes (2010). Em conclusão, aponta-se que A caligrafia de Dona Sofia é uma narrativa que se mistura ao texto poético, trazendo a poesia como protagonista de um enredo que convida à leitura e à apreciação de poemas dos mais diversos estilos: clássicos, contemporâneos e até mesmo de autoria anônima. Além do poder de encantar, a análise do texto corrobora a obra como importante recurso pedagógico para o ensino de gêneros literários e, por conseguinte, para a formação de alunos ávidos por ampliar suas experiências em leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6398850c9c20a_13122022105836.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-13 10:58:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }