Este trabalho direciona-se a uma nota prévia de uma pesquisa de Doutorado em Ensino, a qual apresenta como objetivo principal investigar como as práticas pedagógicas, norteadas por metodologias ativas de ensino, podem contribuir no desenvolvimento de habilidades cognitivas, práticas e socioemocionais na formação inicial do enfermeiro em três Instituições de Ensino Superior (IES). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, estudo descritivo e com aproximação com o estudo de caso múltiplos. A área do estudo contempla três IES que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. Os participantes serão: enfermeiro/professor coordenador, enfermeiros/professores vinculados ao Curso de Graduação em Enfermagem de cada IES e alunos egressos dos referidos cursos. Os dados serão coletados por meio de entrevista semiestruturada com questões abertas e analisados pela Análise de Conteúdo, respeitando os aspectos éticos em todas as etapas da realização da pesquisa. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para mudanças significativas na formação inicial dos enfermeiros, proporcionando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, práticas e socioemocionais que tanto colaboram para a formação acadêmica e atuação profissional, principalmente, no exercício da docência.