Há diversas formas de ensino-aprendizagem, com diferentes metodologias e protagonistas no processo de desenvolvimento na primeira infância. Diante da ênfase que tem sido dado à Disciplina Positiva e a busca pela sua aplicação nas escolas, tem sido cada vez mais importante observar o impacto desse processo educacional para o desenvolvimento das crianças. O artigo objetiva analisar a proposta de Disciplina Positiva e seus fundamentos no ensino infantil, diante da relevância da empatia e do afeto nos primeiros anos de vida de uma criança. Para isso, foi feita a conceitualização da Disciplina Positiva e os princípios em que se baseiam, assim como a análise do desenvolvimento infantil, em especial para a fase dos 0 aos 6 anos. Para que enfim, pudesse analisar teoricamente a relevância e viabilidade do emprego das bases da comunicação nãoviolenta e da disciplina positiva para as crianças da educação infantil do ensino regular. Trata-se de uma revisão bibliográfica, a partir de trabalhos acadêmicos já realizados sobre o tema, assim como tendo o embasamento em teóricos da disciplina positiva, da comunicação não-violenta e da educação popular infantil. A partir dessa pesquisa foi possível identificar que a partir de um ensino e acolhimento das crianças na educação infantil que aconteça de maneira empática, respeitosa e afetuosa, dentro dos preceitos da disciplina positiva, possibilitará o melhor desenvolvimento e formação desses educandos.