O seguinte trabalho tem como objetivo abordar a atual situação estudantil, tendo como recorte os estudantes e educadores do curso Preparatório para o Ensino Médio, da organização social Redes de Desenvolvimento da Maré, localizada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Após dois anos de um afastamento forçado das salas de aula e do espaço escolar, os alunos apresentam novos comportamentos que exigem uma reflexão acerca das práticas pedagógicas e dos recursos utilizados para reaproximar os estudantes da rotina de estudo. Da mesma forma, o corpo docente é afetado pelo período de aulas remotas, pela mudança de comportamento dos estudantes e pelas novas situações que atravessam a sala de aula. Dessa maneira, a partir do que é vivenciado em sala de aula, este artigo discute as diferenças provocadas pela falta do convívio social e pela brusca e longa interrupção do processo de ensino aprendizagem, que afetam não só o corpo discente, como também professores e profissionais da educação. Como metodologia, além de autores como Paulo Freire, foi utilizado o conhecimento empírico das experiências em sala de aula relatadas pelos educadores do projeto e discutidas em reuniões de equipe. Como possível solução para a nova situação apresentada no ambiente escolar, este artigo aborda o diálogo e promoção de maior interação entre os alunos, uma vez que se apresentam relutantes às aulas tradicionais e apresentam maiores demandas no contexto escolar.