O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino com o intuito do desenvolvimento da temática dos Números Decimais através da concepção das Metodologias Ativas. Trata-se de um protótipo onde se sugere uma sequência pedagógica e se discute a fundamentação teórica que a sustenta. O projeto busca aproximar o docente dos alunos uma vez que a estrutura proposta oportuniza mais tempo para a interatividade dentro do espaço da sala de aula. Para isso, desenvolve-se um diálogo entre as metodologias da sala de aula invertida e da rotação por estações como aporte teórico, sendo o problema de pesquisa a seguinte questão: de que forma é possível desenvolver conceitos de números decimais a partir da utilização de metodologias ativas? Neste trabalho, inicialmente, é apresentada uma reportagem sobre o tema para a discussão no espaço escolar e um vídeo como tarefa de casa, seguindo os conceitos da sala de aula invertida. No segundo momento, presencialmente, propõe-se uma discussão sobre o conteúdo abordado no vídeo. Nesse momento pretende-se dar voz e promover o desenvolvimento oral dos alunos. A terceira etapa da proposta, contempla a rotação por estações que proporciona aos alunos a realização de diferentes atividades sobre a mesma temática, além de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, tornando-os mais autônomos e protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. As atividades propostas contam com o uso de um encarte de supermercado para a simulação da realização de compras, a proposta de um jogo on-line, o convite para a resolução de um problema e, finalmente, o desenvolvimento da criatividade através do desafio de criação de problemas. Espera-se que este trabalho possa ser utilizado por outros docentes e também motivá-los para planejamentos que utilizem essas metodologias.