Nos dois últimos anos as aulas presenciais passaram a ser remotas em virtude da COVID-19, que alterou o modo de ensino. Em virtude da necessidade de isolamento social, os alunos do Curso de Engenharia Mecânica do campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) permaneceram em ensino remoto por dois anos. No início de 2022 as aulas retornaram ao modo presencial e foi possível perceber que, apesar dos alunos desejarem o retorno ao campus, novas dificuldades surgiram. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção de um grupo de alunos do curso de Engenharia Mecânica do Ifes, que cursaram disciplinas no modo remoto, e que no ano de 2022 estão cursando disciplinas presenciais, quanto a motivação, método de ensino e dificuldades encontradas. A pesquisa foi realizada através de um questionário na plataforma Google forms contendo questões fechadas, do tipo likert, e abertas, denotando uma pesquisa quali-quantitativa. Os resultados demonstram que os alunos estão mais motivados e que se sentem melhor com o retorno ao presencial. A maioria concordou que se sente inseguro com os conteúdo aprendidos no modo remoto e que deveria ter se dedicado mais no período remoto. Também foi constatado que além das dificuldades decorrentes de uma lacuna de conhecimento decorrente do ensino remoto, outros desafios surgiram no retorno presencial, especial destaque a dificuldade de organização do tempo de estudo com outras atividades que não tinham no modo remoto como trabalho e estágio. Outro ponto de destaque foi o maior nervosismo e ansiedade em realizar as avaliações presenciais. Através deste estudo foi possível perceber que os alunos ainda estão em um processo de adaptação ao ensino presencial que demandam atenção e orientação por parte dos professores e do setor pedagógico para que o processo de ensino e de aprendizagem não seja comprometido.