Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE SOCIOLOGIA E EJAI: USO DAS TDICS E DESIGUALDADES EM UM CONTEXTO PANDÊMICO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo discute e relata experiências sobre o ensino remoto no contexto pandêmico em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), situado no município de Maceió-AL. Em um país marcado por profundas desigualdades, as consequências da pandemia tornam-se mais intensas e dramáticas, estendendo-se às diferentes arenas da sociedade, dentre elas, a educação. Acrescentamos a este quadro a já conhecida fragilidade social impulsionada pelo avanço das políticas neoliberais no mundo, fazendo com que nós, como sinaliza Boaventura de Souza Santos (2020), vivenciemos uma “normalidade da exceção”. E quando se trata da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI), os ataques à educação tornam-se, ainda mais, incisivos. Nos últimos anos, vem ocorrendo uma verdadeira marcha de retrocessos, desregulamentações e iniciativas que fragilizam essa modalidade, sendo constantes os cortes, o fechamento de turmas e outras medidas que ameaçam esse direito conquistado. Diante do cenário apresentado, pretendemos trazer para a reflexão, alguns desafios que se apresentaram para nós a partir da experiência com o ensino de Sociologia no contexto de ensino remoto, tomando como referência a necessidade de compreender quem são os atores sociais que fazem parte da EJAI. De modo que tais estudantes sejam “efetivamente incluídos” no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, destacaremos algumas questões sobre o perfil dos estudantes da EJAI, na referida escola, seguidas por discussões em torno das orientações elaboradas pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, que na maioria das vezes não incluiu as especificidades dessa modalidade de ensino, de modo a buscar problematizar os processos de exclusão intensificados, pelo cenário pandêmico, para tais atores, frente a necessidade de incorporação das TDICs, como recursos incorporados a prática docente dos/as professores/as da escola e à realidade educacional dos estudantes. Em geral, sem o fornecimento de condições estruturais mínimas e necessárias a incorporação qualificada de tais processos.

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