O ano de 2020/2021 trouxe inúmeras inquietações para o processo de ensino aprendizagem, assim, destaca- se o envolvimento da gestão, criando estratégias e liderando sua equipe e comunidade, em planejar e aplicar processos sistemáticos de aprendizagem para a continuidade dos estudos, aprendendo sobretudo com as dificuldades impostas. Portanto, para este trabalho a ser apresentado foi preciso instruir-se, algumas vezes pelo erro e acerto, realizando adaptações e criando estratégias persuasivas na equipe, deixando claro que a educação se dá pelo comprometimento e adequação de todos, considerando o bem-estar dos envolvidos, os resultados pretendidos e a formação cidadã para vida. Então, para ECI PROFESSOR ITAN PEREIRA, surge enquanto contexto macro de sua proposta pedagógica , a recuperação de uma dita “normalidade” pós- pandêmica, articulada com os desafios ,uma nova forma de convivência social e de compreensão do mundo atual, baseado em paradigmas na busca incessante pela superação das desigualdades, garantia da equidade, e sobretudo basilar métodos e estratégias de planejamento, ensino e avaliação, para a diversidade de conhecimentos e inteligências. Para isto, a gestão desta escola, por meio das contribuições da mentoria em gestores, cria tessituras saberes científicos e saberes de ação, imprescindíveis para o desenvolvimento cognitivo e social completo dos alunos. Como afirma Paulo Freire, não pode haver distâncias, muros, dissimilitudes entre aquilo que se discorre e aquilo que se realiza. Sendo assim,usamos temas como: escuta ativa, cultura colaborativa, comunicação interpessoal, direito e cidadania, baseada não só em um planejamento engavetado ou problematizado, mas na execução de atividades pedagógicas ativas diante do processo de ensino-aprendizagem.