SOARES, Luciane Alves Santos et al.. O poema no processo de alfabetização e letramento. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9043>. Acesso em: 22/11/2024 03:41
O presente trabalho trata da possibilidade de se utilizar o poema em sala de aula como estímulo para a aprendizagem da leitura e da escrita, à luz de um referencial teórico que relaciona alfabetização e letramento como conceitos complementares. Para se entender o sentido principal dessa relação são apresentadas concepções de alfabetização e de letramento e informações sobre o gênero textual poema. Para tanto, recorre-se a autores como Ferreiro (2010, 1993), Vygotsky (1988, 1984), Soares (2009), Cagliari (2010), Santos, Albuquerque e Mendonça (2007), dentre outros. A realização combina o estudo teórico e um projeto de intervenção numa turma de 11 alunos do 1º ano, de uma escola particular da cidade de Campina Grande – PB, situada no bairro do Centenário. O objetivo foi fazer com que as crianças avançassem do nível de escrita em que se encontravam até atingirem o nível alfabético, fazendo uso de um gênero textual que despertasse seu interesse e gosto por ler e escrever. A metodologia constou de levantamento de dados acerca dos níveis de hipótese de escrita em se encontravam os alunos e de elaboração e operacionalização de aulas explorando a leitura e a escrita a partir de poemas. A análise das atividades realizadas levou a considerar que o trabalho com poema em sala, se bem planejado, favorece a evolução das crianças em termos de aprendizagem da leitura e da escrita.