SILVA, Alba Valeria Vieira Da et al.. Ensino remoto na graduação em música na paraíba. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90379>. Acesso em: 23/12/2024 02:55
Este estudo é um recorte de pesquisa de doutorado na área de Educação, que tem como objetivo geral analisar como ocorre o aprendizado de forma remota Graduação em Música na Paraíba, vivenciado na prática pelos alunos e professores da graduação. Para a realização deste trabalho a metodologia adotada foi a pesquisa descritiva, transversal, com enfoque qualitativo. O universo da pesquisa envolve discentes, docentes e coordenadores da graduação do Curso de Graduação em Música na PB que tiveram aulas no período da pandemia em 2020/2021 especificamente os semestres 2020.3 até 2021.2. Foi preciso pensar em atividades pedagógicas mediadas pelo uso da internet, pontuais e aplicadas em função das restrições impostas pela Covid-19 para minimizar os impactos na aprendizagem advindos do ensino presencial. O currículo da maior parte das instituições educacionais não foi criado para ser aplicado remotamente. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos, questionários semiestruturados, entrevista, direcionados a cada categoria de participantes além de documentos institucionais. As respostas obtidas foram analisadas individualmente, dentro de cada objetivo específico correspondente as questões elencadas. A presente investigação traz como contribuições subsídios a problematizações que permitam a formulação de novas perguntas, abordagens teórico-metodológicas, assim como novas propostas a respeito do ensino e aprendizagem e o uso da tecnologia na modalidade remota. Ao término da pesquisa, constatamos dificuldades ao acesso principalmente por falta de conectividade para todos, cansaço as telas, evasão de alunos, contudo, houveram contribuições do ensino remoto emergencial (ERE), no curso de Graduação em música, nos aspectos metodológicos que instigaram a todos no uso da tecnologia com mais desenvoltura, como também a utilização de estratégias inovadoras com perspectiva no futuro, caso seja necessário a modalidade a distância ou remota ser implantada nas universidades.