Este artigo teve como objetivo discutir a experiência da aplicação de atividade extensionista aplicada dentro de duas disciplinas de um curso técnico integrado de edificações lotado no IFPB campus Cajazeiras: Desenho Arquitetônico e Desenho Auxiliado por Computador. A aplicação da atividade deu-se em momento pandêmico e de exceção, onde as atividades presenciais estavam proibidas e os estudantes estavam desmotivados, dadas as várias dificuldades de adaptar seu processo formativo para o ensino remoto. Os estudantes produziram um anteprojeto arquitetônico para uma família de baixa renda da zona rural da região. Com a finalidade de contribuir para uma formação mais empoderada e próxima do saber-fazer de um técnico de edificações, a estratégia de aplicar atividade de extensão dentro das disciplinas revelou ser positiva para demonstrar aplicação prática dentro das demandas da comunidade local, além de provocar nos estudantes estímulos diferentes do que estavam experimentando no momento. O método aplicado tratou-se de análise de estudo de caso e a discussão teórica pautou-se sobre a curricularização da extensão, apesar de não ser considerado formalmente por não ter esta proposta integrada ao plano pedagógico do curso. Apesar de os próprios estudantes identificarem pontos positivos na estratégia metodológica da disciplina, a aplicação da atividade apontou duas fragilidades: o calendário letivo das disciplinas não foi suficiente para cumprir a necessidade extensionista, e a natureza da extensão revelou ser prioritariamente presencial.