Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90341
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3941
    "inscrito_id" => 16719
    "titulo" => "OS IMPACTOS DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE."
    "resumo" => "O presente trabalho visa trazer à tona discussões em relação a importância da Libras no âmbito escolar, tendo em vista a necessidade de termos uma escola para todos os indivíduos, independente de algum transtorno e/ou deficiência. A escola é, sem dúvida, um ambiente propício para que a Libras possa ser trabalhada e traga benefícios para os demais setores da sociedade. Assim, buscou-se identificar os impactos da Libras enquanto disciplina regular nos anos finais do Ensino Fundamental através de reflexões acerca da interação dos discentes com a Libras, dos professores e discente surdo; da análise dos níveis de formação profissional dos professores e do reconhecimento das dificuldades destes profissionais, tanto nas disciplinas gerais quanto na disciplina de Libras. A investigação possui um caráter descritivo e exploratório, alinhada a uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa empírica que ocorreu numa escola da rede privada do município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco. No tocante aos resultados iniciais do estudo, podemos destacar: a maior visibilidade da Libras; a interação dos alunos ouvintes e surdos; o estímulo de alunos ouvintes e professores a apreenderem a Libras; e a constituição de características de uma instituição inclusiva que fomenta o bilinguismo não só para o aluno surdo como também aos discentes ouvintes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16719_TB3941_29112022201827.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => "sergiolimaeducacao@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90341
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3941
    "inscrito_id" => 16719
    "titulo" => "OS IMPACTOS DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE."
    "resumo" => "O presente trabalho visa trazer à tona discussões em relação a importância da Libras no âmbito escolar, tendo em vista a necessidade de termos uma escola para todos os indivíduos, independente de algum transtorno e/ou deficiência. A escola é, sem dúvida, um ambiente propício para que a Libras possa ser trabalhada e traga benefícios para os demais setores da sociedade. Assim, buscou-se identificar os impactos da Libras enquanto disciplina regular nos anos finais do Ensino Fundamental através de reflexões acerca da interação dos discentes com a Libras, dos professores e discente surdo; da análise dos níveis de formação profissional dos professores e do reconhecimento das dificuldades destes profissionais, tanto nas disciplinas gerais quanto na disciplina de Libras. A investigação possui um caráter descritivo e exploratório, alinhada a uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa empírica que ocorreu numa escola da rede privada do município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco. No tocante aos resultados iniciais do estudo, podemos destacar: a maior visibilidade da Libras; a interação dos alunos ouvintes e surdos; o estímulo de alunos ouvintes e professores a apreenderem a Libras; e a constituição de características de uma instituição inclusiva que fomenta o bilinguismo não só para o aluno surdo como também aos discentes ouvintes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16719_TB3941_29112022201827.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO"
    "autor_email" => "sergiolimaeducacao@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho visa trazer à tona discussões em relação a importância da Libras no âmbito escolar, tendo em vista a necessidade de termos uma escola para todos os indivíduos, independente de algum transtorno e/ou deficiência. A escola é, sem dúvida, um ambiente propício para que a Libras possa ser trabalhada e traga benefícios para os demais setores da sociedade. Assim, buscou-se identificar os impactos da Libras enquanto disciplina regular nos anos finais do Ensino Fundamental através de reflexões acerca da interação dos discentes com a Libras, dos professores e discente surdo; da análise dos níveis de formação profissional dos professores e do reconhecimento das dificuldades destes profissionais, tanto nas disciplinas gerais quanto na disciplina de Libras. A investigação possui um caráter descritivo e exploratório, alinhada a uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa empírica que ocorreu numa escola da rede privada do município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco. No tocante aos resultados iniciais do estudo, podemos destacar: a maior visibilidade da Libras; a interação dos alunos ouvintes e surdos; o estímulo de alunos ouvintes e professores a apreenderem a Libras; e a constituição de características de uma instituição inclusiva que fomenta o bilinguismo não só para o aluno surdo como também aos discentes ouvintes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.