A formação continuada dos professores está diretamente ligada a um ensino de qualidade. É nesse sentido que estudaremos as contribuições do ciclo reflexivo para a formação inicial e continuada do professor, já que o ciclo reflexivo se propõe a contribuir para a formação crítica docente. Tal estudo foi feito através da análise dialógica de um corpus construído a partir de um ciclo reflexivo do grupo de pesquisa “Formação Continuada em Colaboração: caminhos para ressignificação das práticas pedagógicas”, da UFERSA campus Caraúbas, e de uma pesquisa bibliográfica focada nos conceitos de enunciado e dialogismo contidos nos escritos do Círculo de Bakhtin, bem como no estudo sobre o ciclo reflexivo e formação crítica, baseado em autores como Aguiar e Ferreira (2007), Paiva Brasil (2010), Freire (2013), Ibiapina (2003), Pimenta (2005), Albuquerque (2008) e outros autores de suma importância. O objetivo principal deste estudo consiste em analisar as relações dialógicas presentes no ciclo reflexivo, buscando entender de que maneira o diálogo se configura nessa prática e, a longo prazo, impacta na formação de professores. A partir da análise dialógica do ciclo reflexivo e a pesquisa bibliográfica, identificamos que através desses ciclos há a contribuição na prática docente dos colaboradores, sejam eles professores ou alunos, promovendo uma formação reflexiva e crítica. Além disso, ao contribuir com o outro, constrói-se uma prática dialógica, já que a perspectiva docente de cada um irá se refletir e se refratar na prática dos outros. Formação continuada, Formação reflexiva, Dialogismo, Enunciado, Formação docente.