Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PALAVRAS-CRUZADAS, CAÇA-PALAVRAS E DOMINOX COMO ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88049
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 10020
    "titulo" => "PALAVRAS-CRUZADAS, CAÇA-PALAVRAS E DOMINOX COMO ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA"
    "resumo" => "Na disciplina de Microbiologia são introduzidos muitos termos novos e conceitos em curto espaço de tempo, sendo um desafio para o aprendizado desta disciplina, sendo assim, o uso de atividades lúdicas se mostra como uma alternativa para contribuir na fixação ou apreender de novos conteúdos. As atividades lúdicas trazem benefícios tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. Além disso, a incorporação de brincadeiras, jogos e recreação no ensino desenvolve capacidades que contribuem com a aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo apresentar o uso de palavras-cruzadas, caça-palavras, dominox e jogo-de-ligar como atividades lúdicas alternativas para a revisão de conteúdo no ensino de Microbiologia. Foram produzidos quatro diferentes tipos de atividades lúdicas: “Palavras Microbiocruzadas” (palavras-cruzadas); “Caça-Palavras Microbiológico” (caça-palavras); “Dominox da Microbiologia” (dominox) e “Microbioligar” (jogo-de-ligar). Todas as atividades continham conceitos e termos relacionados diretamente ao conteúdo de Microbiologia para a primeira avaliação do semestre da turma do 3º período (Bio III) do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi proposto à turma uma atividade para uma revisão momentos antes da aplicação da primeira avaliação, que foi prontamente aceita por todos. Após terminarem as quatro atividades foi disponibilizado, para que todos respondessem individualmente, um link contendo um formulário de avaliação sobre as atividades que eles acabaram de fazer. As atividades lúdicas utilizadas foram bem aceitas pelos estudantes como forma de revisão antes da avaliação da disciplina de Microbiologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID10020_TB97_12052022131602.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORGE LUIZ FORTUNA"
    "autor_nome_curto" => "MAGOO FORTUNA"
    "autor_email" => "magoofortuna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88049
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 10020
    "titulo" => "PALAVRAS-CRUZADAS, CAÇA-PALAVRAS E DOMINOX COMO ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA"
    "resumo" => "Na disciplina de Microbiologia são introduzidos muitos termos novos e conceitos em curto espaço de tempo, sendo um desafio para o aprendizado desta disciplina, sendo assim, o uso de atividades lúdicas se mostra como uma alternativa para contribuir na fixação ou apreender de novos conteúdos. As atividades lúdicas trazem benefícios tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. Além disso, a incorporação de brincadeiras, jogos e recreação no ensino desenvolve capacidades que contribuem com a aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo apresentar o uso de palavras-cruzadas, caça-palavras, dominox e jogo-de-ligar como atividades lúdicas alternativas para a revisão de conteúdo no ensino de Microbiologia. Foram produzidos quatro diferentes tipos de atividades lúdicas: “Palavras Microbiocruzadas” (palavras-cruzadas); “Caça-Palavras Microbiológico” (caça-palavras); “Dominox da Microbiologia” (dominox) e “Microbioligar” (jogo-de-ligar). Todas as atividades continham conceitos e termos relacionados diretamente ao conteúdo de Microbiologia para a primeira avaliação do semestre da turma do 3º período (Bio III) do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi proposto à turma uma atividade para uma revisão momentos antes da aplicação da primeira avaliação, que foi prontamente aceita por todos. Após terminarem as quatro atividades foi disponibilizado, para que todos respondessem individualmente, um link contendo um formulário de avaliação sobre as atividades que eles acabaram de fazer. As atividades lúdicas utilizadas foram bem aceitas pelos estudantes como forma de revisão antes da avaliação da disciplina de Microbiologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID10020_TB97_12052022131602.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORGE LUIZ FORTUNA"
    "autor_nome_curto" => "MAGOO FORTUNA"
    "autor_email" => "magoofortuna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Na disciplina de Microbiologia são introduzidos muitos termos novos e conceitos em curto espaço de tempo, sendo um desafio para o aprendizado desta disciplina, sendo assim, o uso de atividades lúdicas se mostra como uma alternativa para contribuir na fixação ou apreender de novos conteúdos. As atividades lúdicas trazem benefícios tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. Além disso, a incorporação de brincadeiras, jogos e recreação no ensino desenvolve capacidades que contribuem com a aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo apresentar o uso de palavras-cruzadas, caça-palavras, dominox e jogo-de-ligar como atividades lúdicas alternativas para a revisão de conteúdo no ensino de Microbiologia. Foram produzidos quatro diferentes tipos de atividades lúdicas: “Palavras Microbiocruzadas” (palavras-cruzadas); “Caça-Palavras Microbiológico” (caça-palavras); “Dominox da Microbiologia” (dominox) e “Microbioligar” (jogo-de-ligar). Todas as atividades continham conceitos e termos relacionados diretamente ao conteúdo de Microbiologia para a primeira avaliação do semestre da turma do 3º período (Bio III) do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Foi proposto à turma uma atividade para uma revisão momentos antes da aplicação da primeira avaliação, que foi prontamente aceita por todos. Após terminarem as quatro atividades foi disponibilizado, para que todos respondessem individualmente, um link contendo um formulário de avaliação sobre as atividades que eles acabaram de fazer. As atividades lúdicas utilizadas foram bem aceitas pelos estudantes como forma de revisão antes da avaliação da disciplina de Microbiologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.