BARBOZA, Ricarte Soares et al.. O ensino de história: uma experiência através das hqs.. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90236>. Acesso em: 22/11/2024 03:09
O presente artigo tem por finalidade investigar até que ponto as Histórias em quadrinhos (HQs) contribuem com o processo do ensino de História no ensino fundamental dos anos iniciais. A escolha do tema se deve à condição de ser professor, o que me impulsionou a observar a ação docente na sua relação com a leitura em sala de aula e como esta poderia repercutir sobre o aluno, principalmente os da educação infantil, em relação as práticas de leitura e escrita. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral, descobrir as contribuições que o trabalho com a literatura infantil propicia para crianças, jovens e adultos, através das HQs, dessa forma, favorecendo a ampliação dos saberes e conhecimentos relacionados ao ensino de História. Com isso, salientamos a importância das HQs no ensino de História como valioso instrumento no processo educativo, devido ao seu aspecto lúdico. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, recurso necessário para investigar indagações e examinar materiais já elaborados de pessoas que estudaram temas desta natureza. Dentre os autores que subsidiaram nossas análises estão: Araújo, Costa e Costa (2008), Barbosa (2009), Gonçalo Jr. (2004), Vergueiro (2010), entre outros que contribuíram no enriquecimento de nossas discussões.