Este estudo surge a partir das discussões e debates iniciados na disciplina “Educação na Amazônia: Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo” ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Associação Plena em Rede – EDUCANORTE – Doutorado). Diante disso, a fim de, realizar a articulação entre o debate curricular sobre a produção e distribuição social dos conhecimentos com as questões referentes à formação do educador amazônico e sua práxis pedagógica. Partindo deste pressuposto, buscou-se analisar como essa relação está estabelecida em dois diferentes cursos de licenciaturas pertencentes às universidades públicas do estado do Amazonas. Após o conhecimento sobre quais as instituições que ofertam cursos de licenciatura em perímetro amazonense, foram selecionados dois cursos de licenciatura através da amostragem por conveniência, tendo como justificativa os cursos que tornaram mais fácil o acesso aos seus projetos pedagógicos de curso (PPC). Assim, foram analisados o PPC do curso de Licenciatura em História ofertado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e o PCC do curso de licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Este estudo se constuiu com base nos fundamentos teóricos de Gatti (2016, 2017), Candau (2008), Libâneo (2015), Schon (2002), Nóvoa (1992). A metodologia utilizada parte de uma abordagem qualitativa com aporte na pesquisa documental. De antemão, os resultados encontrados se diferenciam, à medida que, no curso de pedagogia da UEA percebe-se a presença de outros conceitos que norteiam esta formação como, a perspectiva do professor reflexivo e pesquisador que fundamenta o curso, pautado na compreensão crítica, investigação, intervenção no fenômeno educativo sendo transformador da cultura. Porém, no curso de formação do professor de História da UFAM volta-se para o preparo que este futuro docente terá com relação as suas competências e habilidades no exercício de sua prática pedagógica.