O trabalho teve como objetivo geral: analisar os tipos de perguntas feitas pelo professor em aulas de matemática e as implicações da mesma para o ensino e aprendizagem matemática. A relevância da ação de perguntar e da comunicação na educação matemática vem sendo defendida por Martinho e Pontes (2005), Milani (2015) e Menezes (1995). Os referidos autores acreditam que o aluno possa aprender expressando ideias e entendimentos sobre um determinado assunto em um processo dialógico. Nesse estudo levamos em consideração o foco nas perguntas do professor e a intenção do professor ao formular a pergunta, utilizando a classificação elaborada por Ainley (1988). Nossa opção metodológica deu-se sobre a abordagem qualitativa, (MINAYO, 1994), um estudo de caso (Yin, 2000) numa escola pública municipal, localizada em Ipojuca- PE. A coleta de dados através de videografia de uma aula planejada pela professora da turma, cujo tema foi o Sistema de Numeração Decimal. As falas dos sujeitos provenientes da transcrição da aula foram interpretadas e analisadas com base na análise de conteúdo de Bardin (2005). Portanto a nossa análise foi no sentido de evidenciar as implicações das perguntas do professor para o ensino e a aprendizagem matemática. O estudo em questão mostra que perguntas de exame foram predominantes no episódio analisado. As contribuições das perguntas formuladas pelo professor em aulas de matemática estão associadas ao tipo de pergunta, ao contexto em que são formuladas e a intenção do professor com tal pergunta. Em relação à intenção, cabe salientar que as perguntas do professor precisam ser claras, caso contrário os objetivos didáticos não serão alcançados.