A presente pesquisa tematiza o perfil socieconômico de educadoras negras no sul do Amapá e tem como objeto de estudo a história de vidas de educadoras negras que atuam na rede pública de educação no sul do Amapá. Neste sentido, levanta-se a seguinte questão problema: Qual o perfil de educadoras negras no sul do Amapá? Dessa forma, possui como objetivo geral analisar o perfil de educadoras negras no Sul do Amapá. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa etnosociologica de aboragem qualitativa. Para Marconi e Lakatos (2017) , a pesquisa etnográfica é um tipo de pesquisa qualitativa que estuda um grupo de pessoas enfatizando “os sujeitos pesquisados independentemente das teorias que sustentam a descoberta”. Nesse sentido essa pesquisa, é orientada pela abordagem qualitativa, Para Del Carratore (2009), o objetivo final da abordagem qualitativa reside em conhecer e elucidar os detalhes e características que fazem parte do problema em questão, valendo-se de maior profundidade dos aspectos pesquisados. Os dados da pesquisa sãos sistematizados em quadros analíticos feitos em editor de texto (word). Os dados são analizados por meio da Análise de Conteúdo (AC). Para Bardin (2009), a análise de conteúdo, configura-se como um conjunto de técnicas de análise das comunicações que faz uso de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. Os resultado apontam que as educadoras negras do sul no Amapá são em são em maioria mulheres de famílias hisóricamente carentes e o ato de educar para essas mulheres representam um processo historico de luta por igualdade e oportunidade de emancipação.