O estudo dos conhecimentos da Química presentes nos livros didáticos da disciplina Ciências do Ensino Fundamental II, se configuram como um assunto que ainda é pouco explorado. Antes da Base Nacional Comum Curricular era possível perceber, a partir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que os livros didáticos para o ensino de Ciências eram divididos nos seguintes blocos temáticos: “Vida e ambiente”, “Ser humano e saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. Na prática era possível notar que os livros didáticos, na maioria das escolas, distribuíam esses conhecimentos de maneira linear e isolada, sendo cada assunto abordado por vez. Em geral, o 6º ano trabalhava “Terra e Universo”, o 7º “Seres Vivos”, o 8º “Corpo Humano” e o 9º “Matéria e Energia”, por exemplo. Com essa realidade, o ensino de Ciências acabava dando maior destaque à Biologia e deixando a Química e a Física em segundo plano, sendo trabalhadas somente no último ano do Ensino Fundamental. Com aprovação da BNCC em 2017, as unidades temáticas foram distribuídas em três blocos: “Matéria e Energia”, “Vida e Evolução” e “Terra e Universo” que devem se repetir ano a ano, proporcionando que a Biologia, a Química e a Física sejam trabalhadas de forma igualitária. Dessa forma, o presente o trabalho analisou a presença dos conhecimentos da Química em livros aprovados pelo PNLD e que são utilizados em escolas do 6 ° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Esse estudo de natureza qualitativa possibilitou a percepção de que a maioria das escolas seguem um modelo não ideal de ensino da Ciências, que prioriza os conhecimentos da Biologia durante os três primeiros anos do ensino fundamental II em detrimento das demais áreas.