DUARTE, Lilian Jordão Pessoa et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90150>. Acesso em: 22/12/2024 18:50
O presente trabalho visa relatar uma experiência de formação continuada com professores de Língua Portuguesa que atuam nos Anos Finais e Ensino Médio, em escolas da rede pública estadual de Pernambuco, jurisdicionadas à Gerência Regional de Ensino Metropolitana Sul. O percurso formativo “Um mergulho no fantástico” surgiu como fruto de uma proposta de aperfeiçoamento da prática pedagógica docente, em uma perspectiva que explora o texto literário como objeto de ensino. Distribuído em três etapas, o percurso mobilizou a colaboração de docentes e a participação de discentes em oficinas, tornando possível refletir e analisar práticas de leitura literária inseridas no contexto escolar. Para isso, recorremos a obras da literatura fantástica para explorar uma atmosfera de suspense, de curiosidade, de espanto e de imprevisibilidade de obras que encontram acolhida nos nossos estudantes para então promover experiências de fruição e de práticas de leitura e produção textuais. Como referências para refletir sobre literatura e ensino, adotamos Colomer ([2007]2014), Cosson ([2006] 2018, [2014]2017), Dalvi (2013) e outros. Para tal, vê-se o texto literário como uma necessidade humana e integrado a outras práticas de leitura, uma vez que permite uma incursão na experiência estética, possibilita vivências e condutas humanas, e amplia as fronteiras do conhecido (cf.Colomer ([2007]2014). Sendo assim, o percurso formativo apresentou diversas possibilidades para o desenvolvimento do trabalho com a leitura e a escrita não só como práticas discursivas, mas como promoção de vivências estéticas e no sentido transformador de ler, sentir e estar no mundo.