Este é um trabalho desenvolvido no agreste alagoano, numa escola da rede estadual de ensino em 2021, em um cenário pandêmico, com dificuldades acentuadas pela pandemia de COVID-19 além das enfrentadas corriqueiramente. Nesta proposta, a autora cria cinco poemas contendo três temas da mecânica clássica. Três dos cinco poemas são de conteúdos e os outros dois propõem a resolução de questões que foram propostas em edições anteriores do exame nacional do ensino médio - ENEM. O trabalho tem por objetivo proporcionar aos alunos do ensino médio uma aprendizagem lúdica e significativa com a utilização de poemas no ensino da ciência chamada Física. Utilizamos por base a teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel e o currículo em espiral, descrito por Bruner. Em nossa pesquisa, utilizamos da análise qualitativa como meio de verificação e validação de nossa proposta. Como esperado, pudemos constatar através da análise dos resultados obtidos que a utilização de poemas no ensino de Física além de facilitar o entendimento, desperta a curiosidade e o interesse do alunado, sendo uma forma diversa da abordada cotidianamente, provocando os alunos a percepção de que a Física vai além de cálculos e equações, sendo uma maneira convidativa aos estudantes em geral.