Este artigo objetivou-se a discutir o processo de alfabetização e letramento de uma comunidade de pescadores situada na praia de Pirangi do Sul, localizada no Estado Rio Grande do Norte, que tem como concepção o método da educação libertadora do reconhecido educador Paulo Freire. O projeto de extensão Tarralfas, partiu da iniciativa de um Sargento da Marinha do Brasil, que ao perceber o quão difícil é para os pescadores atingir os padrões necessários para uma pesca segura, e com isso buscou apoio junto à direção da extensão do IFRN-CNAT (DIREX), que iniciou os trabalhos de alfabetização com os pescadores. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de ensino-aprendizagem dos pescadores de Pirangi/RN a partir de sua experiência em práticas de alfabetização implementadas pelo projeto de extensão Tarrafas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que buscou apresentar como se deu o desenvolvimento do projeto nessa comunidade. Para isto, a metodologia do trabalho divide-se em três períodos. No primeiro momento foi a etapa de gabinete, onde foi possível pesquisa artigos, tese, dissertações que versam sobre a temática, bem como a construção de dois questionários utilizados para obter os dados. A segunda fase, foi a etapa de campo, na qual foi possível visitar a comunidade de pescadores para a entrevista. Já a terceira se destinou ao tratamento dos dados e escrita do artigo. Neste sentido, a pesquisa realizada mostra a importância do projeto Tarralfas no aprendizado da leitura e da escrita e como esse sucesso social afeta positivamente a vida desse grupo de alunos.