MÉTODO FREIRIANO: ALFABETIZAÇÃO DE PESCADORES DE UMA COMUNIDADE SITUADA NA PRAIA DE PIRANGI DO SUL/RN
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90322 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3916 "inscrito_id" => 15431 "titulo" => "MÉTODO FREIRIANO: ALFABETIZAÇÃO DE PESCADORES DE UMA COMUNIDADE SITUADA NA PRAIA DE PIRANGI DO SUL/RN" "resumo" => "Este artigo objetivou-se a discutir o processo de alfabetização e letramento de uma comunidade de pescadores situada na praia de Pirangi do Sul, localizada no Estado Rio Grande do Norte, que tem como concepção o método da educação libertadora do reconhecido educador Paulo Freire. O projeto de extensão Tarralfas, partiu da iniciativa de um Sargento da Marinha do Brasil, que ao perceber o quão difícil é para os pescadores atingir os padrões necessários para uma pesca segura, e com isso buscou apoio junto à direção da extensão do IFRN-CNAT (DIREX), que iniciou os trabalhos de alfabetização com os pescadores. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de ensino-aprendizagem dos pescadores de Pirangi/RN a partir de sua experiência em práticas de alfabetização implementadas pelo projeto de extensão Tarrafas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que buscou apresentar como se deu o desenvolvimento do projeto nessa comunidade. Para isto, a metodologia do trabalho divide-se em três períodos. No primeiro momento foi a etapa de gabinete, onde foi possível pesquisa artigos, tese, dissertações que versam sobre a temática, bem como a construção de dois questionários utilizados para obter os dados. A segunda fase, foi a etapa de campo, na qual foi possível visitar a comunidade de pescadores para a entrevista. Já a terceira se destinou ao tratamento dos dados e escrita do artigo. Neste sentido, a pesquisa realizada mostra a importância do projeto Tarralfas no aprendizado da leitura e da escrita e como esse sucesso social afeta positivamente a vida desse grupo de alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15431_TB3916_21092022214949.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON GUSTAVO SILVA GUARDIANO" "autor_nome_curto" => "JEFERSON G." "autor_email" => "jefersonifrn18@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90322 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3916 "inscrito_id" => 15431 "titulo" => "MÉTODO FREIRIANO: ALFABETIZAÇÃO DE PESCADORES DE UMA COMUNIDADE SITUADA NA PRAIA DE PIRANGI DO SUL/RN" "resumo" => "Este artigo objetivou-se a discutir o processo de alfabetização e letramento de uma comunidade de pescadores situada na praia de Pirangi do Sul, localizada no Estado Rio Grande do Norte, que tem como concepção o método da educação libertadora do reconhecido educador Paulo Freire. O projeto de extensão Tarralfas, partiu da iniciativa de um Sargento da Marinha do Brasil, que ao perceber o quão difícil é para os pescadores atingir os padrões necessários para uma pesca segura, e com isso buscou apoio junto à direção da extensão do IFRN-CNAT (DIREX), que iniciou os trabalhos de alfabetização com os pescadores. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de ensino-aprendizagem dos pescadores de Pirangi/RN a partir de sua experiência em práticas de alfabetização implementadas pelo projeto de extensão Tarrafas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que buscou apresentar como se deu o desenvolvimento do projeto nessa comunidade. Para isto, a metodologia do trabalho divide-se em três períodos. No primeiro momento foi a etapa de gabinete, onde foi possível pesquisa artigos, tese, dissertações que versam sobre a temática, bem como a construção de dois questionários utilizados para obter os dados. A segunda fase, foi a etapa de campo, na qual foi possível visitar a comunidade de pescadores para a entrevista. Já a terceira se destinou ao tratamento dos dados e escrita do artigo. Neste sentido, a pesquisa realizada mostra a importância do projeto Tarralfas no aprendizado da leitura e da escrita e como esse sucesso social afeta positivamente a vida desse grupo de alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15431_TB3916_21092022214949.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON GUSTAVO SILVA GUARDIANO" "autor_nome_curto" => "JEFERSON G." "autor_email" => "jefersonifrn18@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }