Várias são as inquietações que permeiam a fase da alfabetização nos anos iniciais, dentre elas a relação entre os aspectos históricos, econômicos, políticos, sociais, culturais e a concretização da alfabetização em sala de aula. Ter clareza do que envolve a alfabetização, suas bases epistemológicas e as determinações que a fundamentam é primordial para que se efetive o processo de apropriação da escrita alfabética, direito de todo cidadão. Diante disso, qual é o espaço dado às pesquisas sobre a alfabetização? Dessas pesquisas, quais são as temáticas abordadas e qual a proeminência? Qual a base epistemológica das pesquisas, especificamente sobre a concepção de alfabetização? Diante o exposto, o presente projeto tem por objetivo conhecer e analisar as pesquisas realizadas na última década (2012 a 2022) acerca da alfabetização nas teses e dissertações dos Programas de Pós Graduação em Educação, a fim de verificar as bases epistemológicas e as temáticas proeminentes. Essa pesquisa será de cunho qualitativo e a metodologia será a pesquisa bibliográfica, a qual terá dois momentos: o aprofundamento na temática alfabetização, à luz de autores que tratam do tema e a pesquisa de Estado de Conhecimento, nos Programas de Pós Graduação em Educação e Plataforma com Banco de Dados de Teses e Dissertações, utilizando como palavras-chave alfabetização e anos inicias. A pesquisa está em andamento, em qual pretende-se coletar dados sobre a alfabetização e apontar o espaço que é dado à essa, bem como discutir as várias determinações presentes nesse objeto de pesquisa.