Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: CIBERESPAÇO, TECNOLOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8392
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1447
    "inscrito_id" => 2765
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi discutir a importância que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) estão provocando no ensino de Geografia, a partir da construção de um novo espaço, um espaço cibernético, denominado de ciberespaço. Diante disso, observamos que a partir da construção do ciberespaço, as relações sociais estão se modificando minuciosamente, arquitetando uma nova paisagem e criando uma nova cultura, que tem influenciado o ambiente escolar com novas práticas pedagógicas. O uso contínuo das tecnologias, principalmente das tecnologias móveis, está marcada na vida dos alunos contemporâneos, que com acesso a internet, as pessoas conseguem ficar conectados com outras pessoas, nas mais diversas escalas, sendo elas local ou global, reduzindo o tempo e espaço entre as pessoas, aumentando assim a comunicação. Em relação ao uso dessas ferramentas nas aulas de Geografia o grande desafio é saber como o professor de geografia fará o direcionamento adequado do uso dessas tecnologias eficazes para a construção do ensino e aprendizagem. Esta pesquisa possuiu uma tipologia qualitativa, buscando de maneira subjetiva aprofundar as discursões teóricas, identificando os pontos relevantes para a compreensão das problemáticas, por meio de uma pesquisa bibliográfica, discutindo o uso tecnologias como meio para estimular o interesse pelas aulas de Geografia. Por fim, sugerindo o uso da internet e o Google Earth para auxiliar nas aulas de geografia e ressaltando os principais conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula. Diante disso, acredita que as novas tecnologias podem trazer grandes benefícios para o desenvolvimento de ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "CIBERESPAÇO, TECNOLOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_38_23_idinscrito_2765_7a4d73da71b9aa4ab649269d71b41898.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUARA RAQUEL DA SILVA CÂNDIDO"
    "autor_nome_curto" => "LUARA RAQUEL"
    "autor_email" => "luararaquel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8392
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1447
    "inscrito_id" => 2765
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi discutir a importância que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) estão provocando no ensino de Geografia, a partir da construção de um novo espaço, um espaço cibernético, denominado de ciberespaço. Diante disso, observamos que a partir da construção do ciberespaço, as relações sociais estão se modificando minuciosamente, arquitetando uma nova paisagem e criando uma nova cultura, que tem influenciado o ambiente escolar com novas práticas pedagógicas. O uso contínuo das tecnologias, principalmente das tecnologias móveis, está marcada na vida dos alunos contemporâneos, que com acesso a internet, as pessoas conseguem ficar conectados com outras pessoas, nas mais diversas escalas, sendo elas local ou global, reduzindo o tempo e espaço entre as pessoas, aumentando assim a comunicação. Em relação ao uso dessas ferramentas nas aulas de Geografia o grande desafio é saber como o professor de geografia fará o direcionamento adequado do uso dessas tecnologias eficazes para a construção do ensino e aprendizagem. Esta pesquisa possuiu uma tipologia qualitativa, buscando de maneira subjetiva aprofundar as discursões teóricas, identificando os pontos relevantes para a compreensão das problemáticas, por meio de uma pesquisa bibliográfica, discutindo o uso tecnologias como meio para estimular o interesse pelas aulas de Geografia. Por fim, sugerindo o uso da internet e o Google Earth para auxiliar nas aulas de geografia e ressaltando os principais conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula. Diante disso, acredita que as novas tecnologias podem trazer grandes benefícios para o desenvolvimento de ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "CIBERESPAÇO, TECNOLOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_38_23_idinscrito_2765_7a4d73da71b9aa4ab649269d71b41898.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUARA RAQUEL DA SILVA CÂNDIDO"
    "autor_nome_curto" => "LUARA RAQUEL"
    "autor_email" => "luararaquel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O objetivo deste trabalho foi discutir a importância que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) estão provocando no ensino de Geografia, a partir da construção de um novo espaço, um espaço cibernético, denominado de ciberespaço. Diante disso, observamos que a partir da construção do ciberespaço, as relações sociais estão se modificando minuciosamente, arquitetando uma nova paisagem e criando uma nova cultura, que tem influenciado o ambiente escolar com novas práticas pedagógicas. O uso contínuo das tecnologias, principalmente das tecnologias móveis, está marcada na vida dos alunos contemporâneos, que com acesso a internet, as pessoas conseguem ficar conectados com outras pessoas, nas mais diversas escalas, sendo elas local ou global, reduzindo o tempo e espaço entre as pessoas, aumentando assim a comunicação. Em relação ao uso dessas ferramentas nas aulas de Geografia o grande desafio é saber como o professor de geografia fará o direcionamento adequado do uso dessas tecnologias eficazes para a construção do ensino e aprendizagem. Esta pesquisa possuiu uma tipologia qualitativa, buscando de maneira subjetiva aprofundar as discursões teóricas, identificando os pontos relevantes para a compreensão das problemáticas, por meio de uma pesquisa bibliográfica, discutindo o uso tecnologias como meio para estimular o interesse pelas aulas de Geografia. Por fim, sugerindo o uso da internet e o Google Earth para auxiliar nas aulas de geografia e ressaltando os principais conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula. Diante disso, acredita que as novas tecnologias podem trazer grandes benefícios para o desenvolvimento de ensino de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.