A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8392 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1447 "inscrito_id" => 2765 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi discutir a importância que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) estão provocando no ensino de Geografia, a partir da construção de um novo espaço, um espaço cibernético, denominado de ciberespaço. Diante disso, observamos que a partir da construção do ciberespaço, as relações sociais estão se modificando minuciosamente, arquitetando uma nova paisagem e criando uma nova cultura, que tem influenciado o ambiente escolar com novas práticas pedagógicas. O uso contínuo das tecnologias, principalmente das tecnologias móveis, está marcada na vida dos alunos contemporâneos, que com acesso a internet, as pessoas conseguem ficar conectados com outras pessoas, nas mais diversas escalas, sendo elas local ou global, reduzindo o tempo e espaço entre as pessoas, aumentando assim a comunicação. Em relação ao uso dessas ferramentas nas aulas de Geografia o grande desafio é saber como o professor de geografia fará o direcionamento adequado do uso dessas tecnologias eficazes para a construção do ensino e aprendizagem. Esta pesquisa possuiu uma tipologia qualitativa, buscando de maneira subjetiva aprofundar as discursões teóricas, identificando os pontos relevantes para a compreensão das problemáticas, por meio de uma pesquisa bibliográfica, discutindo o uso tecnologias como meio para estimular o interesse pelas aulas de Geografia. Por fim, sugerindo o uso da internet e o Google Earth para auxiliar nas aulas de geografia e ressaltando os principais conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula. Diante disso, acredita que as novas tecnologias podem trazer grandes benefícios para o desenvolvimento de ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "CIBERESPAÇO, TECNOLOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_38_23_idinscrito_2765_7a4d73da71b9aa4ab649269d71b41898.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUARA RAQUEL DA SILVA CÂNDIDO" "autor_nome_curto" => "LUARA RAQUEL" "autor_email" => "luararaquel@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8392 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1447 "inscrito_id" => 2765 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi discutir a importância que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) estão provocando no ensino de Geografia, a partir da construção de um novo espaço, um espaço cibernético, denominado de ciberespaço. Diante disso, observamos que a partir da construção do ciberespaço, as relações sociais estão se modificando minuciosamente, arquitetando uma nova paisagem e criando uma nova cultura, que tem influenciado o ambiente escolar com novas práticas pedagógicas. O uso contínuo das tecnologias, principalmente das tecnologias móveis, está marcada na vida dos alunos contemporâneos, que com acesso a internet, as pessoas conseguem ficar conectados com outras pessoas, nas mais diversas escalas, sendo elas local ou global, reduzindo o tempo e espaço entre as pessoas, aumentando assim a comunicação. Em relação ao uso dessas ferramentas nas aulas de Geografia o grande desafio é saber como o professor de geografia fará o direcionamento adequado do uso dessas tecnologias eficazes para a construção do ensino e aprendizagem. Esta pesquisa possuiu uma tipologia qualitativa, buscando de maneira subjetiva aprofundar as discursões teóricas, identificando os pontos relevantes para a compreensão das problemáticas, por meio de uma pesquisa bibliográfica, discutindo o uso tecnologias como meio para estimular o interesse pelas aulas de Geografia. Por fim, sugerindo o uso da internet e o Google Earth para auxiliar nas aulas de geografia e ressaltando os principais conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula. Diante disso, acredita que as novas tecnologias podem trazer grandes benefícios para o desenvolvimento de ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "CIBERESPAÇO, TECNOLOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_38_23_idinscrito_2765_7a4d73da71b9aa4ab649269d71b41898.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUARA RAQUEL DA SILVA CÂNDIDO" "autor_nome_curto" => "LUARA RAQUEL" "autor_email" => "luararaquel@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }