Para além da escolarização formal, a formação integral do estudante jovem, adulto e idoso, é essencial para o seu desenvolvimento pessoal, oportunizando a reflexão de sua aprendizagem. Nesse sentido, o escrito com perspectiva metodológica de narrativa, tem por objetivo descrever em forma de relato de experiência, as vivências de professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um espaço de aprendizagem colaborativa, por meio de uma Gincana sobre a Região Nordeste brasileiro realizada em uma escola pública de Maceió/AL. Tal vivência, possibilitou integrar conhecimentos teóricos e práticos, com enfoque nas Metodologias Ativas utilizadas de forma interdisciplinar nos componentes curriculares História, Geografia e Ensino Religioso, tendo como pressupostos metodológicos a teoria freireana. A intenção da atividade foi integrar a comunidade escolar e ampliar o conhecimento sobre a Região do Nordeste brasileiro, especificamente buscou-se valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, o desenvolvimento e exercício da solidariedade, do espírito de liderança e da motivação como atitudes positivas e enriquecedoras para a formação do cidadão. Além do desenvolvimento da imaginação criadora, leitura do contexto e vivência da liberdade, da responsabilidade e do respeito. Como resultados destacamos a participação colaborativa do corpo docente em relação as atividades de planejamento e a execução das tarefas; com relação aos discentes o engajamento em todas as etapas do trabalho, a valorização da cultura local e seus contextos, bem como a autonomia criativa. A Gincana foi realizada na modalidade presencial, como definido pelos estudantes e de acordo com os participantes, resultou em aprendizagens significativas.