Vivemos em um mundo em que o crescimento tecnológico é evidente a cada segundo, um mundo totalmente informatizado. No campo educacional, a inserção de recursos tecnológicos ganhou mais visibilidade durante o período pandêmico que oportunizou dar continuidade aos estudos respeitando o distanciamento social. E hoje, várias ferramentas voltadas para a área pedagógica estão disponíveis para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o contexto analisado neste estudo em andamento é o Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que oferece cursos de língua inglesa para fins específicos com o propósito de desenvolver e capacitar a comunidade acadêmica para sua proficiência linguística, assim como formar professores de língua inglesa para internacionalização. Logo, o foco deste resumo é apresentar um recorte de uma dissertação de mestrado, cuja coleta de dados foi iniciada em março/2022, com análise qualitativa (FLICK, 2009) de dados de entrevistas semiestruturadas (BASTOS; SANTOS (2013). Por conseguinte, buscamos refletir sobre as percepções dos participantes ao realizarem as atividades propostas utilizando ferramentas digitais durante o curso “Listening & Speaking: como sobreviver à vida acadêmica” conforme a ementa que tem enfoque nas habilidades em estudo. Os dados revelam que a inserção dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas do curso potencializa o processo de ensino e aprendizagem da língua, resultando no desenvolvimento das habilidades de listening e speaking dos participantes. Através dos discursos dos estudantes, é possível evidenciar suas impressões, seu crescimento linguístico em língua inglesa com a utilização dos recursos tecnológicos no decorrer do curso, em específico nas habilidades que foram destacadas como as habilidades que sentem mais dificuldade.