O ENSINO DE LEITURA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR
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O embasamento teórico consta teorias sobre os recentes estudos da linguagem de Bakhtin (1992) e o Círculo e das propostas de Coelho (1984), Cosson (2006) e Zilberman (1995) que refletem sobre o processo de formação do leitor, formação de professor e a importância da leitura no contexto educacional. Objetivamos discutir possibilidades e abordagens de ensino e aprendizagem pautadas na leitura de gêneros discursivos que corroboram em leituras reflexivas e consequentemente na formação de um leitor crítico. Refletiremos também como o processo metodológico de leitura abordado em sala de aula, comumente corroboram em práticas mecanicistas de leitura que são dissociados do contexto escolar. As experiências dos estágios curriculares, e de projetos de pesquisa na Universidade Federal da Paraíba revelam que é preciso entender a academia como o lugar da formação docente e o principal espaço de fomento e de incentivo para a educação crítica e reflexiva. É necessário incluir ainda os conteúdos, vivências e formações didáticas que refletirão nas práticas docentes dos que atuarão nas escolas. Torna-se imprescindível tal reflexão ser incluída no desenvolvimento dos estágios como forma de melhorar a capacidade técnica e crítica dos futuros docentes, bem como o meio da realização dos conteúdos teóricos sugeridos na prática escolar. É urgente considerar que a academia é não só o lugar de construir conhecimentos, mas também o de propor construções e transformações que a sociedade exige." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." 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