Este artigo busca compreender como a escola trabalha a formação de cidadãos críticos e se ela ralamente forma seus alunos para vida. O documento oficial das Diretrizes Curriculares Nacionais – (PCNs) para a Educação de Jovens e Adultos estabelece como papel da escola formar cidadãos críticos para atuar na sociedade contemporânea. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou-se de um questionário aplicado em 1 turma do 5º ano, mas para a dimensão que assume este trabalho, selecionamos para a análise dos dados somente o diálogo de 3 (três) alunos que estudam em uma escola pública situada no bairro das Malvinas na cidade de Campina Grande – PB, no intuito de investigar se a escola faz uso dos (PCNs) como elemento nortear da modalidade de ensino do I Segmento da EJA. Buscou-se suporte teórico-metodológico nos estudos de André (2004), Certeau (1996), Freire (2000), Oliveira, (2010),Orlandi (2004) e outros. Após a análise, conclui-se que a EJA ainda não atingiu o patamar desejado pelos (PCNs), pois seu ensino ainda está distante da realidade dos seus alunos e infelizmente distante de formá-los cidadãos críticos e atuantes na sociedade atual.