A formação financeira inicial do indivíduo deve ser iniciada e trabalhada de forma contínua no ensino fundamental anos iniciais e finais para que aconteça a conscientização na infância e adolescência de maneira responsável e quando isso não acontece chega ao ensino médio e também ao período de autonomia, não tem controle sobre os gastos e despesas ao longo da vida. Os jogos desenvolvidos pelo Instituo Brasil solidário visa estimular o conceito de poupar e o desenvolvimento do consumo consciente e também como investir. Assim, o presente artigo apresenta os desafios e caminhos para ensinar educação financeira no ensino fundamental anos finais associado ao componente curricular de matemática na rede municipal de ensino de São Raimundo Nonato. O objetivo geral é, associar os conteúdos do componente comum a educação financeira, para auxiliar os alunos da Rede Municipal de São Raimundo Nonato com abordagem quantitativa, qualitativa a partir de alguns teóricos. Portanto, sabemos que necessário alfabetizar financeiramente os indivíduos levando em consideração os conhecimentos monetários, a capacidade de associar preço a inflação, e escolha apropriada de produtos e serviço de acordo com o orçamento doméstico.