Levando em consideração o levantamento de informações sobre a educação especial para surdos no contexto do ensino de química na perspectiva da epistemologia genética de Jean Piaget a partir da investigação dos artigos e resumos/resenhas publicados nas edições da Revista Química Nova na Escola (QNEsc), a fim de descrever como esta teoria vem sendo discutida na Revista no contexto do ensino de química para surdos. Apresentamos a Linha do Tempo de existência da Revista indicando o ciclo evolutivo-crescente, quanto ao volume de publicações. Na seção de resultados apresentamos: I – o perfil dos artigos resumos/resenhas analisados; II – o mapeamento dos artigos e resumos/resenhas analisados; III – Discussão sobre a formação de professores no contexto do ensino de química para surdos à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Algumas considerações são descritas quanto às edições publicadas que abarcam a temática investigada. Os trabalhos mapeados apontam para uma importante lacuna no que tange à investigação da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget com norteador para e na formação inicial e/ou continuada de professores no contexto do ensino de química para surdos, cujo foco deve estar no aluno. A partir de ações pedagógicas assertivas, respeitando seus limites e potencialidades de aprendizagem, tendo em vista um trabalho colaborativo, a abordagem problematizadora e construtivista, fundamentada nos conceitos basilares da teoria busca promover aprendizagem escolar afetiva e adequado às especificidades características da pessoa surda, ou seja, eficaz quanto à comunicação entre surdos e ouvintes pelo uso da LIBRAS em todo processo de construção do conhecimento. Estamos falando acerca da aprendizagem atividade individual e dos esquemas cognitivos que são formados e se desenvolvem por meio da coordenação e da internalização das ações de um indivíduo sobre os objetos do mundo.