O presente trabalho é resultado do projeto de extensão Educomunicação Socioambiental: tecnologias e aprendizagens para Educação Ambiental e Ensino de Geografia e áreas afins, realizado pelo grupo de pesquisa Econectar, do departamento de Ciências Geográficas da UFPE. O trabalho aborda de modo teórico e prático a formação de professores e o desenvolvimento da Educação Ambiental por meio da Educomunicação, aliando aspectos teóricos e práticos do uso das TDICs como recurso pedagógico. O projeto centra-se na capacitação de futuros professores na utilização dessas ferramentas por meio da Educomunicação que busca o desenvolvimento das cinco habilidades educacionais do século XXI: multimidialidade, conexão, colaboração, curiosidade e comunicação. Partindo disso, destaca-se a ferramenta Padlet, neste artigo, por permitir a criação, colaboração e compartilhamento murais criativos. Este trabalho teve como objetivo analisar a construção, colaboração e integração entre os discentes na construção de murais virtuais e sua percepção junto a essa ferramenta. Para isso, autores como Santaella (2003), Cavalcante (2010), Lévy (2012), Aquino (2020), dentre outros, baseiam a discussão. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa preocupada na i compreensão dos discentes junto à ferramenta (Prodanov e Freitas, 2009). Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado em um primeiro momento a parte teórica e expositiva; a construção de murais colaborativos, fomentando a temática designada a cada grupo, bem como um questionário fechado sob os aspectos teóricos e práticos. Percebeu-se que o uso do Padlet fomentou o desenvolvimento do trabalho em grupo por meio das habilidades educomunicacionais, além de possibilitar o processo de aprendizagem colaborativo protagonizado pelos discentes. Conclui-se que os professores em formação possuem certa facilidade na compreensão e manuseio das TDICS, possibilitando uma agradável experiência no uso do Padlet, tendo apresentado murais virtuais interativos e criativos, que se configuram como excelentes recursos metodológicos para o ensino da Educação Ambiental, Geografia e áreas afins.