O ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9005 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 929 "inscrito_id" => 3850 "titulo" => "O ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Na nossa sociedade as propostas de educação inclusiva quase sempre negligenciam os idosos. E mais ainda no que concerne ao ensino de línguas estrangeiras. O presente trabalho é um resultado da nossa experiência em um curso de extensão de Francês Língua Estrangeira (FLE) direcionado para a terceira idade. Um desafio tendo em vista que há poucos trabalhos referentes ao ensino/aprendizagem de línguas e essa parcela da população. Perguntamos como se dá as representações da interação no grupo citado? Nosso objetivo é refletir o quão necessário se faz incluir nos nossos projetos educacionais cursos de línguas para nossos idosos. Para este estudo apoiamo-nos em Cyr (1998), Barthélémy (2007), Carvalho (2009), Preti (1991), Debert (2012), Laplane(200), Morato(2005) entre outros autores. A pesquisa é de abordagem qualitativa, o corpus é composto por dois episódios em um grupo de dez mulheres que têm entre 63 a 80 anos. Constatamos que a interação, geralmente muito afetiva entre elas, e a estratégia de aprendizagem sócio-afetiva são de fundamental importância para processo de aquisição dessa nova língua e cultura que lhes são apresentadas. Sugerimos que as propostas educacionais se preocupem mais com os idosos, promovendo oportunidades iguais de aprendizado e crescimento pessoal em todos os espaços sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO" "palavra_chave" => "EDUCAçãO, LíNGUA-CULTUR-FRANCESA, EDUCAçãO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_56_40_idinscrito_3850_1822fef5417dfbecf9e8cfd527404f3e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA DE ALMEIDA VIEIRA FILHA" "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA" "autor_email" => "auxiliadora_filha@yahoo.c" "autor_ies" => "UFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9005 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 929 "inscrito_id" => 3850 "titulo" => "O ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA E UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Na nossa sociedade as propostas de educação inclusiva quase sempre negligenciam os idosos. E mais ainda no que concerne ao ensino de línguas estrangeiras. O presente trabalho é um resultado da nossa experiência em um curso de extensão de Francês Língua Estrangeira (FLE) direcionado para a terceira idade. Um desafio tendo em vista que há poucos trabalhos referentes ao ensino/aprendizagem de línguas e essa parcela da população. Perguntamos como se dá as representações da interação no grupo citado? Nosso objetivo é refletir o quão necessário se faz incluir nos nossos projetos educacionais cursos de línguas para nossos idosos. Para este estudo apoiamo-nos em Cyr (1998), Barthélémy (2007), Carvalho (2009), Preti (1991), Debert (2012), Laplane(200), Morato(2005) entre outros autores. A pesquisa é de abordagem qualitativa, o corpus é composto por dois episódios em um grupo de dez mulheres que têm entre 63 a 80 anos. Constatamos que a interação, geralmente muito afetiva entre elas, e a estratégia de aprendizagem sócio-afetiva são de fundamental importância para processo de aquisição dessa nova língua e cultura que lhes são apresentadas. Sugerimos que as propostas educacionais se preocupem mais com os idosos, promovendo oportunidades iguais de aprendizado e crescimento pessoal em todos os espaços sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO" "palavra_chave" => "EDUCAçãO, LíNGUA-CULTUR-FRANCESA, EDUCAçãO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_56_40_idinscrito_3850_1822fef5417dfbecf9e8cfd527404f3e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA DE ALMEIDA VIEIRA FILHA" "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA" "autor_email" => "auxiliadora_filha@yahoo.c" "autor_ies" => "UFMT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }