Este trabalho apresenta o estudo realizado acerca do declínio cognitivo provocado pelo envelhecimento e mudanças dele decorridas, enfatizando dentre as habilidades cognitivas em declínio a perda da memória. É um estudo exploratório de caráter bibliográfico que teve como fonte bases eletrônicas, livros e revistas impressos. O objetivo foi compreender as implicações do declínio cognitivo, na aprendizagem do idoso. Segundo os resultados alcançados, o declínio cognitivo, principalmente o decréscimo da memória repercute na aprendizagem da pessoa idosa, porém há um consenso sobre as possibilidades reais de reinseri-lo no processo de aquisição de conhecimentos. A psicopedagogia e a pedagogia podem contribuir com conhecimentos acerca de possibilidades interventivas, preventivas e corretoras de perdas cognitivas experimentadas pelo ser em envelhecimento. Esperamos, a partir dessa produção, poder contribuir para a construção de um novo olhar sobre a senescência, e a partir dele criar caminhos inovadores na condução do processo de aprendizagem no envelhecimento, tornando-o idoso mais saudável, autônomo e bem-sucedidos.