O CURRÍCULO EDUCACIONAL BRASILEIRO: A INTERDISPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA CURRICULAR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8979 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1726 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "O CURRÍCULO EDUCACIONAL BRASILEIRO: A INTERDISPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA CURRICULAR" "resumo" => "RESUMO: O Currículo Educacional Brasileiro vem sendo alvo de grandes mudanças, devido à multiplicidade de referências que são incorporadas ao seu estudo. A educação está diretamente ligada à política de cultura. Assim, a concepção de currículo nunca pode estar apenas relacionada a uma junção neutra de conhecimentos. O currículo é, na verdade, uma seleção de conhecimentos, sendo assim uma fonte de múltiplas discussões no cenário educacional. Com o avanço das propostas pedagógicas foi se observando, também, a modificação do currículo. O nosso trabalho tem como principal objeto de análise a construção atual do currículo, salientando a prática interdisciplinar, bem como a sua aplicabilidade em uma escola particular na cidade de Campina Grande, PB. Diante do que foi proposto, procuramos desenvolver uma pesquisa documental e bibliográfica. Serão analisados documentos relacionados à matriz do componente curricular da escola campinense em questão. Além disso, foi realizada uma entrevista com o coordenador geral do ensino médio e com uma professora de Língua Portuguesa da referida escola. Para tal estudo, foram utilizadas concepções teóricas de Lopes e Macedo (2002), Veiga Neto (1997), e Apple (1994). No que foi observado, a escola em questão segue o programa do Ensino Médio Inovador, e assim, faz da interdisciplinaridade um fator essencial no planejamento das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "CURRÍCULO ESCOLAR, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO MÉDIO INOVADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_19_59_08_idinscrito_1245_952edea3024c6fa1154b0255b31a7f53.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMYRA FERREIRA RAMOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "SAMYRA RAMOS" "autor_email" => "samyramos13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8979 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1726 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "O CURRÍCULO EDUCACIONAL BRASILEIRO: A INTERDISPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA CURRICULAR" "resumo" => "RESUMO: O Currículo Educacional Brasileiro vem sendo alvo de grandes mudanças, devido à multiplicidade de referências que são incorporadas ao seu estudo. A educação está diretamente ligada à política de cultura. Assim, a concepção de currículo nunca pode estar apenas relacionada a uma junção neutra de conhecimentos. O currículo é, na verdade, uma seleção de conhecimentos, sendo assim uma fonte de múltiplas discussões no cenário educacional. Com o avanço das propostas pedagógicas foi se observando, também, a modificação do currículo. O nosso trabalho tem como principal objeto de análise a construção atual do currículo, salientando a prática interdisciplinar, bem como a sua aplicabilidade em uma escola particular na cidade de Campina Grande, PB. Diante do que foi proposto, procuramos desenvolver uma pesquisa documental e bibliográfica. Serão analisados documentos relacionados à matriz do componente curricular da escola campinense em questão. Além disso, foi realizada uma entrevista com o coordenador geral do ensino médio e com uma professora de Língua Portuguesa da referida escola. Para tal estudo, foram utilizadas concepções teóricas de Lopes e Macedo (2002), Veiga Neto (1997), e Apple (1994). No que foi observado, a escola em questão segue o programa do Ensino Médio Inovador, e assim, faz da interdisciplinaridade um fator essencial no planejamento das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "CURRÍCULO ESCOLAR, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO MÉDIO INOVADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_11_2014_19_59_08_idinscrito_1245_952edea3024c6fa1154b0255b31a7f53.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMYRA FERREIRA RAMOS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "SAMYRA RAMOS" "autor_email" => "samyramos13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }