Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR E A CULTURA ORGANIZACIONAL DAS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RIO LARGO: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ACOMPANHAMENTO TÉCNICO PARTICIPATIVO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar o processo de Monitoramento e Avaliação das Unidades Escolares de Rio Largo/AL concernente a atuação do papel do Gestor Escolar e a Cultura Organizacional na perspectiva da Avaliação Institucional à Democrática, realizado por meio da Diretoria de Gestão Escolar, Democrática e de Controle Social desde o primeiro semestre de 2019. O foco específico deste trabalho diz respeito à Gestão Escolar, sendo realizado nas escolas da rede Pública Municipal de Rio Largo/AL. A sistematização para a escrita deste relato de experiência, por meio dos mecanismos de Participação, como preconiza lei de nº. 1.734, de 12 de setembro de 2016, que versa sobre a Gestão Democrática no Ensino Público de Rio largo. É sabido por todos que com a Avaliação e Monitoramento dos técnicos educacionais em Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo (SEMED Rio Largo), podemos colaborar com inúmeros contextos educacionais que versam sobre as funções administrativas, pedagógicas e financeiras das Unidades Escolares. Contudo, é importante ressaltar que os técnicos desta diretoria já têm alguma experiência em observação de espaços educacionais – institucionalizados ou não – por conta da larga e vasta experiências com estudos em pós-graduação por seus integrantes, a qual visa promover uma aliança entre teoria e prática, bem como, uma inserção destes técnicos em seus campos de atuação. Metodologicamente, o texto é dividido nos seguintes itens: 1) Avaliação e Monitoramento em Gestão Escolar; 2) Aplicação do Projeto de Intervenção nas Escolas; e, 3) A importância da avaliação Institucional na Educação Básica. Portanto, verifica-se como resultado, que a avaliação das relações interpessoais, então, se constitui como o primeiro passo rumo à implementação de uma avaliação completa nas escolas.

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