A matemática é um campo de conhecimento fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, no meio acadêmico, a disciplina da matemática é vista, frequentemente, como difícil e que os alunos, muitas vezes, desde o início da sua vida escolar, começam a apresentar sentimentos como repúdio, aversão e medo. Muitos passam por todo o Ensino fundamental e chegam ao Ensino Médio com verdadeiros bloqueios em relação a matemática e dificuldades de aprendizagem na disciplina. Nessa perspectiva, se fez necessário um estudo problematize essas questões. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar as variáveis que interferem na aprendizagem da Matemática, a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo foi realizado a partir dos trabalhos desenvolvidos por diferentes autores que dialogam sobre a temática. Dentre os quais, destacamos as ideias de D' Ambrósio (1989), Freire (1987), Hoffmann (1994), Saraiva (2012), entre outros. Com base no levantamento e na análise realizada, foi possível discutir sobre a desconstrução da imagem associada à matemática, a motivação, as relações familiares, a relação professor-aluno e a avaliação da aprendizagem. Do mesmo modo, discute-se o quanto essas variáveis podem interferir na compreensão e na aprendizagem da matemática. Este trabalho pode contribuir para a desmistificação sobre a matemática e leva a reflexão dos professores da disciplina acerca dos componentes que dialogam com a dificuldade de aprendizagem matemática.