O presente artigo é o esboço teórico de uma pesquisa intitulada “Formação e Saberes Docentes para Educação Profissional e Tecnológica”, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Aracaju. Objetiva analisar, estritamente, a gênese histórica e normativa da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (EPT). No que tange aos aspectos metodológicos, a investigação caracteriza-se como de natureza qualitativa e com delineamento bibliográfico. Para atingir o objetivo estabelecido, foi utilizado referencial teórico segundo autores marxistas e autores de renome que pesquisam o tema. A pesquisa ocorreu através de livros, textos científicos disponíveis na base de dados do Google Scholar e do Scielo, dissertações disponíveis no Observatório do ProfEPT, leis e decretos disponíveis no Portal da Legislação do Governo Federal. Deste modo, o presente estudo trará a gênese da EPT no Brasil e seus aspectos histórico e legal, perpassando pela relação de trabalho e educação na perspectiva histórico-ontológica, e por último, Institutos Federais e Ensino Médio Integrado (EMI). Por fim, há nessa reflexão a defesa de uma educação profissional e tecnológica, como modalidade de ensino que supere a dualidade estrutural entre educação profissional (EP) e educação básica (EB) e a funcionalidade desse fenômeno ao tipo de desenvolvimento socioeconômico do país. E por conseguinte, a defesa do EMI como política educacional que dialoga com os interesses da classe trabalhadora, assumindo, pois, a formação omnilateral, politécnica e integral, como proposta curricular necessária e já vivenciada pelos Institutos Federais.