LIMA, Sérgio Luiz Amaral De. Eja — do analfabetismo ao analfabetismo letrado. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90932>. Acesso em: 23/12/2024 02:20
O presente artigo resume as considerações que tem por base a experiência profissional do autor com licenciatura no ensino médio regular e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); também fundamentado na literatura afim entre legislação, pareceres do Ministério da Educação do Brasil, anuário analítico e artigo científico. Apresenta uma reflexão acerca da locação dessa modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), consoante a conjuntura de ostentação dos dados absolutos na redução da evasão escolar e da suposta redução no tempo distendido para a escolarização integral, em detrimento do refletir desses valores na qualidade do ensino, da precária aprendizagem naqueles sujeitos dessa modalidade. Discorre uma análise dos preceitos e fundamentos insertos na legislação para estruturação e oferta da EJA e sobre a presença do Estado com política pública no atendimento a esta demanda. O título do artigo, então, “EJA — do analfabetismo ao analfabetismo letrado”, expressa a problemática e a conclusão da análise. Mas é necessário dizer que, diante da constatação de jovens adultos egressos da EJA desprovidos das competências necessárias para progredir em estudos posteriores que os coloquem em uma universidade, conclui-se que é necessário se repensar uma reestruturação da EJA para, de fato, atender ao artigo 2º da LDBEN, ou seja, o “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.