Compreender as contribuições de vivências em espaços públicos-culturais de Fortaleza (CE) – museus, praças, parques históricos etc. na formação do pedagogo(a), tomando por base a disciplina de Práticas de Ensino em História e Geografia, é o objetivo deste estudo. Direcionamo-nos, portanto, para alguns espaços culturais existentes na capital cearense (Fortaleza) no intento de percebermos suas contribuições na/para práticas de ensino contextualizadas e que instiguem os estudantes/futuros pedagogos a reflexões acerca da sociedade e dos processos intrinsecamente ligados a ela. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados e discussões nos sinalizam que proporcionar vivências diversificadas aos pedagogos e às crianças permitem um maior reconhecimento das noções de tempo e de espaço, de contextualização dos conhecimentos e de compreensão de fatos e personagens históricos, para além dos conteúdos tradicionais de História e Geografia. Por fim, as vivências em espaços culturais não são os únicos exemplos de estratégias diversificadas, existindo outras, de modo que devem ser oportunizadas na formação dos pedagogos e nas práticas destes em sala de aula.